Infância e Adolescência

Infância e Adolescência

Calendário da Catequese na Paróquia de Fátima

Ano Pastoral 2019-2020

COVID 19

A coordenação da catequese paroquial AVISA:
Desde o inicio da catequese que estava agendada uma pausa para a próxima sessão,15 de março, mas em virtude da pandemia do coronavírus, entendeu-se prolongar a pausa por mais 1 sessão. Assim NÃO HAVERÁ catequese nas próximas 2 sessões, nem adoração ao Santíssimo no dia 28 de março, nem encontro com o Senhor Bispo, nem peregrinação diocesana ao Santuário.
A catequese só retomara no inicio de abril.
Estamos a acompanhar a evolução da situação e se for necessário prolongaremos a pausa.
Sem prejuízo das recomendações das autoridades de saúde no que se refere aos cuidados para evitar contágios, sugerimos uma vivência quaresmal em pequenos grupos e ao ar livre, além da participação na Eucaristia, por exemplo, a oração em família, de preferência o rosário.
Assumamos esta inquietante situação com sentido penitencial, fazendo todo o possível para viver a caridade de preservar e promover a saúde pública, um bem comum inestimável.
Convidamos a oferecer os sacrifícios que estamos a viver nesta situação difícil, como parte do caminho penitencial da Quaresma para que possamos preparar-nos também assim para a Páscoa da Ressurreição e da vida nova.
Enfrentemos esta provação com fé, confiança e fidelidade. Oremos por todos os infetados e seus familiares, pelos médicos, enfermeiros e agentes sanitários, pelos sacerdotes disponíveis a acompanhar e dar assistência espiritual ao povo de Deus e pelas autoridades que têm a responsabilidade de tomar as medidas necessárias que nem sempre agradam a todos.
Imploremos a Deus que, pela sua misericórdia, nos livre deste e de todos os males.

Obrigado

 

Os valores cristãos na vida dos pequeninos

 

Se a criança recebe, desde a sua primeira infância, orientações voltadas para os valores cristãos, isso faz com que ela cresça praticando as virtudes e os ensinamentos de Jesus, de modo natural. E, esta orientação deve ser feita inicialmente pelos pais, no dia a dia, constantemente, sem desânimo e acreditando que não só as palavras, mas principalmente as atitudes são mais perceptíveis aos olhos dela.

E, depois, estas orientações e exemplos devem continuar na catequese, lembrando o que pediu o Senhor: Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus! (Mc 10,14). O Evangelho, que é a Palavra do próprio Deus para os homens, não é uma teoria distante, mas uma orientação de como viver a prática do amor e, por isso, precisa ser vivenciado e praticado. É como uma cartilha que aponta o caminho a ser seguido para se encontrar a felicidade.

A partir do momento em que a criança é inserida numa comunidade cristã, desde o seu Batismo, ela precisa aprender a viver coerentemente com os princípios que regem esta comunidade, pois a violência e a falta de caráter, por exemplo, são frutos de uma formação indiferente aos valores cristãos. (…) Os valores cristãos devem ser conhecidos pelas crianças para que, através da prática, se tornem cristãs de verdade.

É importante acreditar que os hábitos cristãos tornam as pessoas cristãs sim, pois, suas atitudes revelam o seu caráter e a sua integridade, a sua crença e a sua fé, ou seja, aquilo que ela é de fato. (…) Isso vem reforçar a importância da prática dos ensinamentos e valores cristãos na vida dos pequeninos que olham para seus pais como um caminho a ser seguido, a fim de que cresçam fortes na fé e solidários aos apelos do mundo e dos menos favorecidos, seguindo os exemplos de Jesus Cristo.

Rachel Abdalla

 

Roteiro Espiritual

 

Pistas e sinais de percurso espiritual, formação e vivência da fé cristã:

Poderás ir compondo o teu caderno espiritual, em cada dia, a propósito de todos ou alguns destes elementos que são indicados. Aí registarás o teu percurso. Quanto mais detalhado for, melhor perceberás a distância que vais percorrendo. Não te esqueças, trata-se do teu caminho, ou roteiro espiritual.

01. Companheiros de viagem (pais, pai, mãe, catequista, sacerdote, padrinho/madrinha, professor…)

02. Utensílios (Bíblia, catecismo da Igreja Católica, caderno, caneta…)

03. Lugares de peregrinação (capela, igreja, santuário, lugar deserto, seminário, convento…)

04. Minha vida pessoal (como vivo, como quero viver, como medito e penso, medos, angústias, sofrimentos, dúvidas, revoltas, música preferida, mudanças em mim, como sou cristão, confio…)

05. Escuto, vejo, saboreio… (água, vento, fogo, silêncio, ruído…)

06. A oração (rezo, como rezo, gosto de rezar, onde rezo…)

07. A minha vida em família (minha relação familiar com pais, irmãos, avós…)

08. A minha vida em comunidade (a minha participação na Eucaristia, na catequese, nos acólitos…nalguma associação de solidariedade…)

09. A minha vida na escola (a minha vontade, os meus estudos e trabalhos, os meus colegas, os meus professores, a escola…)

10. O meu trabalho (se já trabalho!)

11. A minha participação nas celebrações cristãs (Eucaristia dominical, nalgum baptismo, nalguma outra celebração…como participo…)

12. A minha relação com Jesus Cristo

13. A minha relação com a Igreja

14. A minha relação com o Evangelho

15. A Vocação (do baptismo, do matrimónio, da vida missionária, de padre…)

16. Que sei ou que ideia tenho sobre o matrimónio cristão, sobre a paz, sobre a solidariedade, sobre o respeito à natureza…

17. Que é o amor? Que é amar?

18. Conheço a doutrina da Igreja (Sacramentos, Mandamentos da Lei de Deus, Dons do Espírito Santo, Confissão, Acto de Contrição, Credo, Salve Rainha…)

19. Que é testemunhar? Donde vem a força do testemunho? Sou testemunha de Jesus Cristo e da Sua Igreja?

20. História do meu espaço (lugar ou lugares que ocupo, por onde vou passando, o meu quarto, a minha sala de aula, o meu lugar da catequese, a minha igreja…)

21. Que faço agora do meu futuro?

22. Quero seguir Jesus?

23. …

24. …

25. …

O calendário das atividades da Catequese da diocese de Leiria-Fátima pode ser consultado em www.catequeseleiria.blogspot.pt.