Avisos

Avisos / Mensagens

AVISOS – INFORMAÇÕES – MENSAGENS

 

Avisos/Informações de 26 e 27 de setembro de 2020

 

01. Mês do Rosário

Se Deus quiser, vamos iniciar o mês de Outubro, especialmente dedicado a Nossa Senhora do Rosário. Nossa Senhora pede que rezemos o terço todos os dias. Façamo-lo em família, já que a pandemia nos dificulta o modo habitual de o rezarmos em outubro.

No dia 25 de outubro, último domingo e Dia das Missões, celebraremos a eucaristia na Igreja Matriz, com a presença de representantes de todas as comunidades da Paróquia.

Durante a celebração desse dia serão colocados junto do altar as ofertas de sacrifícios que cada um quiser fazer daqui até lá. Serão oferta ao Senhor, por Maria Nossa Mãe, pelos pecadores, pela saúde e paz, e pelo fim da pandemia.

02. Primeiras sextas-feiras e primeiros sábados do mês

Este exercício de piedade decorrerá na capela da Maxieira (primeiras sextas-feiras) e na Igreja Matriz (primeiros sábados).

03. “24 horas de adoração” na Igreja Matriz

Iremos recomeçar as “24 horas de adoração”, como fazíamos antes do início da pandemia. Neste domingo, haverá uma reunião com os que costumam fazer uma hora de adoração, para acertar detalhes sobre a participação. A reunião terá lugar no salão paroquial às 16h00. Não esquecer a máscara.

04. Alteração de horário da eucaristia durante a semana

Na Igreja Matriz, a começar no dia 1 de outubro e até 28 de fevereiro, a eucaristia nos dias de semana será celebrada às 18h00. Em março regressará às 19h00.

O Pároco

 

Avisos/Informações de 19 e 20 de setembro de 2020

 

Agrupamento de Escuteiros de Fátima recolhe donativos para a Cáritas

Os nossos Escuteiros vão realizar recolha de bens alimentares, de limpeza e de higiene para a Cáritas Paroquial das 18h30 às 20h30 na Moita Redonda, dia 21, próxima semana, 2ª feira; Clube Vasco da Gama e adro da Capela de Lombo d’Égua, dia 23, 4ªfeira próxima; no Adro da Igreja Matriz, dia 25, próxima 6ªfeira. A Cáritas agradece aos
Escuteiros esta disponibilidade de serviço alerta e a todos os que puderem participar nesta campanha de recolha de bens para os mais pobres.

Início do ano de Catequese
Começa já no próximo sábado o novo ano de catequese, com caraterísticas bem particulares devido ao momento que vivemos. Convidamos os pais a trazerem os seus filhos à eucaristia, é sempre muito agradável a presença deles. O caminho da catequese conduz sempre a Jesus na Eucaristia.

O Pároco

 

Avisos/Informações de 1/2 de agosto de 2020

 

Abertura das Igrejas e celebrações

No domingo 2 de agosto passarão a estar abertas as igrejas da paróquia. Continua a ser obrigatório o uso de máscara, desinfeção das mãos e distanciamento social. Precisamos de cumprir estas regras para evitarmos o mais possível o contágio. Na Igreja Matriz recomeça a celebração da santa missa de semana às 19h00, com presença física dos fiéis, mas continuaremos a transmitir pela internet. Também retomamos a celebração das 8h00 aos domingos.

 

Exéquias

Na celebração das exéquias, ou continuamos como até agora, no cemitério, ou na igreja, com a presença dos familiares, no espaço de que dispomos.

O Pároco

 

Novas informações em tempo de pandemia (20.05.2020)

 

Aspetos práticos para a participação em celebrações comunitárias e outros relativos ao funcionamento dos serviços paroquiais, no seguimento das Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e das determinações da Diocese de Leiria-Fátima:

 

Celebração da Eucaristia (foi excluída a informação desatualizada)

 

. As comissões encarregadas abrirão as portas dos Centro de Culto (Igrejas e Igreja Matriz) cerca de meia hora antes da celebração da eucaristia e fecharão as mesmas portas, cerca de meia hora após a celebração.

. Só haverá celebração da eucaristia se estiver constituída e com formação a equipa que colaborará no acolhimento, acompanhamento e desinfeção de quem entra e dos espaços.

. O uso de máscara é obrigatório para todos os fiéis, assim como a desinfeção das mãos com os produtos apresentados pela equipa de acolhimento.

. A máscara é de uso obrigatório para todo o tempo da celebração, exceto no momento da comunhão, para os que comungam.

. Os lugares na Igreja estão devidamente marcados.

. Os membros da equipa de acolhimento acompanham ao lugar respetivo cada participante da celebração.

. A sagrada comunhão é recebida na mão, bem estendida, no lugar onde cada participante se encontra.

. A sagrada comunhão é distribuída pelos ministros da Sagrada Comunhão, para o efeito designados.

. Quem chega primeiro ocupa os primeiros lugares; quem chega último ocupa os últimos lugares.

. Os primeiros participantes a sair são os que se encontram no fundo da igreja, acompanhados pelos que constituem a equipa de acolhimento.

. À saída, os participantes poderão deixar a sua oferta nos cestos ou sacos colocados para o efeito; o momento de ofertório, por razões práticas, passa a ser à saída da igreja.

. Os fiéis que desejarem participar na eucaristia dominical/ou celebração da Palavra, deverão inscrever-se atempadamente junto da pessoa (número de telefone ou mail) que em cada omunidade for designada para a dita inscrição.

. Poderão participar na celebração os primeiros fiéis que se inscrevam; no caso de haver grande número que ultrapasse a quantidade autorizada, os que não tiverem lugar poderão ficar na lista ara a celebração do domingo seguinte. Na medida do possível, deverá existir rotatividade na presença dos fiéis.

. Doentes ou pessoas que precisem de ser acompanhadas deverão, ainda por algum tempo, abster-se de presença física nas celebrações.

 

Batismos

 

Ainda durante este tempo de risco e de incertezas, são adiadas as celebrações de Batismo para datas a combinar. Em casos graves e de urgência, poderão realizar-se mas somente com a presença os pais, dos padrinhos, e do fotógrafo, se houver, com uso obrigatório de máscara para todos.

 

Casamentos

 

Do mesmo modo que os Batismos. As testemunhas, chamadas padrinhos, serão as que exige a lei, somente duas.

 

Festas maiores da Catequese

 

 

Primeira Comunhão, Comunhão Solene/Profissão de Fé e Crisma são adiadas para o próximo ano, para data ainda em estudo.

 

Festas dos santos padroeiros, festas de verão nas comunidades

 

Estão proibidas as procissões, atividades de restaurante, e outras expressões, no âmbito do aglomerado de pessoas. A celebração da eucaristia da festa poderá ser realizada nas condições indicadas para a eucaristia e a combinar com cada comissão de festas.

 

Cartório

 

Vai reiniciar a sua atividade, nas instalações do salão paroquial, à quinta-feira, das 17h00 às 19h00, para assuntos de urgência e com hora marcada. Haverá sempre a possibilidade de contacto através do número de telefone 249 531 257 ou do correio eletrónico: geral@paroquiadefatima.org

Fátima, 20 de maio de 2020

 

 

Celebração de Exéquias, em tempo de contenção social

 

A Paróquia da Fátima acata e apoia as normas emanadas pelas autoridades civis e religiosas neste momento de emergência causada pela pandemia. Quanto à celebração de exéquias, a Comunidade Paroquial não poderia deixar de estar presente junto dos familiares da pessoa falecida, em hora tão amarga, duplamente amarga: pela morte do familiar e pelo impedimento da realização de velório e de celebração na Igreja.

O falecido é transportado a partir do lugar de falecimento (no caso de hospital), em urna fechada, que não será aberta, sob nenhum pretexto, para o cemitério. No cemitério, poderão estar presentes só os familiares mais próximos, em número reduzido.  Nesse momento, o Pároco, em representação da Igreja e da Comunidade Paroquial, apresentará as condolências aos familiares presentes e convidará à oração.

O Pároco encontra-se disponível, passado este tempo de especial provação, para acolher os familiares, amigos da pessoa falecida, e todos aqueles que desejariam estar presente nas exéquias a quando do funeral e não o puderam fazer, para a realização de uma celebração especial pela pessoa falecida, com eucaristia ou não.

23 de março de 2020

 

 

Eucaristias transmitidas em direto na Igreja Matriz

missa diária às 19h00,

missa domincal às 8h00

missa dominical às 11h00.

A celebração eucarística pode ser participada através da Internet em: https://paroquiadefatima.org/paroquia-de-fatima-em-direto/

O mesmo acontece com a recitação do rosário, diariamente às 18:30.

Nas diversas comunidades paroquiais de Fátima não será celebrada qualquer eucaristia.

13 de março de 2020