Catequistas

ORAÇÃO E INFORMAÇÃO DOS/AOS CATEQUISTAS

Reunião Vicarial de Catequistas a 21 de fevereiro de 2020

A Vigararia da Fátima, o conjunto das Freguesias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede, é uma unidade pastoral da diocese de Leiria-Fátima: proximidade geográfica e social, laços familiares, empregos, atividades culturais, interesses comuns… A unir ainda está a alegria de viver a mesma fé, como vizinhos que se cruzam e celebram o mesmo Jesus Cristo.

Embora sejam comunidades absolutamente autónomas, o interesse pastoral comum congrega os cristãos da Vigararia em projetos comuns, na mesma fé, na oração, na piedade, na prática dominical, nas festas em honra dos santos padroeiros, ma missão, na catequese.

No dia 21 de fevereiro, sexta-feira, às 21 horas, no salão paroquial da Fátima, os catequistas da Vigararia reúnem-se em oração, na partilha fraterna das dificuldades e alegrias, dão a conhecer novos projetos, e de modo particular o que agora se dirige aos adolescentes “Say Yes”, e convivem fraternalmente, entre canseiras, algumas dores e muitas alegrias. Pais, mães, mais familiares, rapazes e moças, homens e mulheres de boa vontade e imbuídos da responsabilidade da missão, congregam-se para acertar caminhos, à luz da Palavra de Deus, do compromisso cristão, da alegria de anunciar a Boa Notícia.

Pelo menos em cada trimestre do ano catequético, é um respirar ar fresco e novo, a comunhão na missão, a alegria de ser enviada/a, sem medo e tendo o coração cheio de confiança no Mestre que envia! Semear, que a colheita pertence ao Dono da Seara! Avançar, que a missão urge! Criar laços de comunhão em Jesus, pois não há nada mais bonito do que viver em comunhão! Chamada e resposta, porque Jesus ressuscitado entusiasma e retira as peias da nostalgia, do medo, da cegueira para ir mais longe, mais largo!

Oração do Catequista

Senhor,
Tu me chamaste a ser catequista
na Tua Igreja, na Tua comunidade,
que tambem é minha.

Tu me confiaste a Missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar com a minha própria vida,
os valores do Evangelho.

Não recuo diante do teu chamamento.
É pesada, Senhor, a minha responsabilidade.
Mas, se me escolheste, confio na Tua Graça.

Caminhamos juntos Senhor
Tu, apoiando-me, iluminando-me;
eu, colocando-me à Tua disposição,
à disposição da Igreja, preparando-me
e actualizando-me para ser mais,
para servir melhor o Teu Povo.

Faz-me Teu instrumento,
para que venha o Teu Reino,
Reino de Amor e de Paz,
de Fraternidade e de Justiça,
Reino onde Deus será tudo em todos.

Ámen