Acólitos

FORMAÇÃO PARA NOVOS ACÓLITOS

Ano Pastoral 2022-2023

Inicia a 19 de novembro de 2022 um novo ciclo de formação para acólitos na Paróquia de Fátima.

Está aberto a toda a comunidade, a todos quantos queiram abraçar o serviço do acolitado, bastando para isso ter a Primeira Comunhão.

Os interessados devem apresentar-se no dia 19 de novembro, às 14h30, no Salão Paroquial de Fátima – na Sala Santo António, para inscrição e para o primeiro dia de formação.

O ciclo de formação terá seguimento, com aulas teóricas e aulas práticas, sempre com início às 14h30, nas seguintes datas:

03 e 17 de Dezembro de 2022

04,19 e 25 de Janeiro de 2023

A Investidura terá lugar na Igreja Matriz no dia 26 de Janeiro de 2023, domingo, na missa das 11h.

É um serviço muito bonito aquele que irás desempenhar! Vais ter o privilégio de estar sempre perto de Jesus Eucaristia e serás sempre um exemplo para os teus amigos, para os teus familiares e seres o orgulho dos teus pais, dos teus catequistas e de toda a comunidade.

Como sabes nem todos estão preparados para exercer as funções que são solicitadas aos acólitos, por isso será necessário que haja uma formação prévia, para que todos sejam capazes de executar as diversas tarefas que serão praticadas nas Eucaristias. Vais ter a noção das atitudes que tens que tomar, dos objetos que vais manusear, das vestes que vais utilizar, dos seus nomes e muitas outras coisas que hoje achas que não têm significado, mas que depois de aprenderes verás a utilidade que têm.

Na primeira fase da formação vais aprender o modo de estar nas Missas, o nome das coisas e como devem ser usadas. Posteriormente, faremos ensaios na nossa igreja, para que possas pôr em prática o que aprendeste anteriormente.

Não sintas receio deste novo desafio pois nem todos sentem o chamamento para o acolitado, apenas os especiais. Serão os mais capazes e Amigos de Jesus que o irão desempenhar.

Para qualquer esclarecimento, podes contatar-me através do email dos acólitos da paróquia, acolitos@paroquiadefatima.org ou para luismpereirasantos@gmail.com ou ainda através do nº 914 119 288.

Até breve!

A Direção e Planeamento