Avisos Dezembro 2017

AVISOS – INFORMAÇÕES

01.Semana da diocese na nossa Paróquia

De 7 a 14 de janeiro, a comunidade paroquial é convidada a conhecer e amar mais a nossa diocese, agora que celebramos 100 da sua restauração. No dia 14 de janeiro, à tarde, estaremos como Paróquia, e juntos em Vigararia, na Sé de Leiria, para celebrarmos com o nosso Bispo este grande acontecimento e ação de graças. As pessoas que desejarem participar poderão desde já começar a inscrever-se. Autocarros estarão disponíveis para o transporte.

02. Festa de Santa Luzia na Moita Redonda

         Na próxima 4ªfeira, dia 13, nesta comunidade celebraremos a eucaristia às 11h00. Seguir-se-á o almoço de confraternização. Santa Luzia, padroeira da vista, interceda por nós junto de Deus.

03. Festas de Natal e Ano Novo

O Pároco

Fátima, 09 e 10 de dezembro de 2017

01.Assembleia Paroquial

Vamos realizar neste domingo uma Assembleia a nível de toda a Paróquia, tal como já foi anunciado, para avaliarmos e projetarmos opções e atividades pastorais, ultimarmos o programa das celebrações dos 450 anos da Paróquia, e também para convívio. Terá início às 14h30 no salão paroquial. Convidamos e agradecemos a presença de todas as comissões, equipas pastorais e direções de movimentos pastorais da Paróquia.

02. Solenidade da Imaculada Conceição – 8 de dezembro

         As celebrações desta solenidade realizam-se no horário dos domingos. Junto à ermida de Nossa Senhora da Conceição, na Amoreira, às 12h30, haverá celebração da Eucaristia.

O Pároco

Fátima, 02 e 03 de dezembro de 2017

01.Assembleia Paroquial

Vamos realizar uma Assembleia a nível de toda a Paróquia, para nos colocarmos ao ritmo do tempo, avaliarmos e projetarmos opções e atividades pastorais, ultimarmos o programa das celebrações dos 450 anos da Paróquia, e também para convívio. Será no dia 3 de dezembro, domingo, das 14h30 às 16h30 no salão paroquial. Convidamos e agradecemos a presença de todas as comissões e direções de movimentos pastorais da Paróquia.

02. Semana dos Seminários

         Durante esta semana e até ao próximo domingo, rezamos e prestamos particular atenção aos Seminários, local onde pode crescer a vocação para o sacerdócio. As ofertas recolhidas nas eucaristias do próximo domingo destinam-se aos seminários.

03. Dia Mundial dos Pobres – 19 de novembro

         Em sintonia com o Santo Padre, cada comunidade e cada batizado é convidado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho” e “sair” ao encontro dos que se “sentem à margem, dos pobres e dos feridos da vida”.

O Pároco

Fátima, 11 e 12 de novembro de 2017

01. Conferência “Uma visão do mundo, mudanças geopolíticas – 4ªfeira, dia 8

         Por razões de causa maior, esta conferência foi adiada para o dia 8 de novembro, 4ªfeira, às 21h00 no salão. Oradores destacados serão: Professor Doutor José Ribeiro e Castro e a engenheira Carina João Oliveira. A não perder, dada a importância do tema que vai ser tratado. Entrada livre.

02. Serão de Fados do S. Martinho

         No próximo sábado, dia 11, dia de S. Martinho, às 21h00, levamos a efeito mais um serão de fados. A acompanhar haverá castanhas, água pé e outras guloseimas apreciadas. As entradas já podem ser adquiridas, sendo limitadas ao espaço reservado para o efeito.

O Pároco

Fátima, 04 e 05 de novembro de 2017

 

01. Conferência “Uma visão do mundo, mudanças geopolíticas – 4ªfeira, dia 8

         Por razões de causa maior, esta conferência foi adiada para o dia 8 de novembro, 4ªfeira, às 21h00 no salão. Oradores destacados serão: Professor Doutor José Ribeiro e Castro e a engenheira Carina João Oliveira. A não perder, dada a importância do tema que vai ser tratado. Entrada livre.

02. Celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos

         A eucaristia do Dia de Todos os Santos decorre no horário habitual dos domingos. No dia de Fiéis Defuntos, 2 de novembro, na Igreja Matriz, teremos às 10h00 o canto do ofício dos Fiéis Defuntos, seguindo-se a Eucaristia e romagem ao cemitério.

03. Formação de novos acólitos

         No próximo sábado, dia 4, às 14h00, no salão paroquial, serão acolhidas crianças e adolescentes para formação de novos acólitos. É um belo serviço na vida da Igreja.

04. Momento para catequistas

         Na próxima 6ªfeira, dia 3, às 21h00, em Santa Catarina da Serra, haverá um momento formativo, de oração e convívio para todos os catequistas da Vigararia da Fátima. Agradecemos mais um esforço aos catequistas para estarem presentes.

05. Festival de Bandas Filarmónicas

         No próximo sábado, dia 4, às 21h00, no salão paroquial, vai realizar-se este festival com a presença das Filarmónicas de Vilar dos Prazeres, Pousos e Ourém. Entrada livre.

06. Serão de Fados do S. Martinho

         No dia 11, dia de S. Martinho, às 21h00, levamos a efeito mais um serão de fados. A acompanhar haverá castanhas, água pé e outras guloseimas apreciadas. As entradas já podem ser adquiridas, sendo limitadas ao espaço reservado para o efeito.

07. Interrupção das “24 horas de adoração”

         Por razão do dia tão especial de Fiéis Defuntos, na próxima semana não haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz, como fazemos todas as quintas-feiras.

O Pároco

Fátima, 28 e 29 de outubro de 2017

01. Conferência “Uma visão do mundo, mudanças geopolíticas – próxima 4ªfeira

         Na próxima 4ªfeira, dia 25, vamos realizar uma conferência com o tema indicado. Será às 21h00 no salão paroquial. Oradores destacados serão: Professor Doutor José Ribeiro e Castro e a engenheira Carina João Oliveira. Cada um a seu modo, figuras públicas, ambos comprometidos com a nossa sociedade e defensores de um mundo em paz. Quando rezamos pela paz no mundo, de que mundo e de que paz se trata? Irão ajudar-nos a compreender melhor os desafios que o mundo hoje coloca aos cristãos, e de modo particular ao pedido de Nossa Senhora. A não perder, dada a importância do tema que vai ser tratado. Entrada livre.

02. Celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos

         A eucaristia do Dia de Todos os Santos decorre no horário habitual dos domingos. No dia de Fiéis Defuntos, 2 de novembro, na Igreja Matriz, teremos às 10h00 o canto do ofício dos Fiéis Defuntos, seguindo-se a Eucaristia e romagem ao cemitério.        

O Pároco

Fátima, 21 e 22 de outubro de 2017

 

01. Grande Procissão com a Imagem de Nª Sª do Rosário

Ao terminar o seu peregrinar pelas comunidades da Paróquia, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário regressa à Igreja Matriz no próximo domingo, dia 22. A procissão terá início na Cova da Iria, junto à Casa das Irmãs das Dores, Rua Francisco Marto, às 10h00. Chegará à Igreja por volta das 11h00. Segui-se-rá a celebração da Eucaristia e concluiremos este grande acontecimento com um almoço de convívio no salão paroquial.

A concentração de todos os movimentos e comissões com as respetivas bandeiras, a catequese com os terços da exposição e todos que desejarem participar, será às 09h30 no mesmo local onde se iniciará a procissão.

02. Conferência “Os desafios do Papa Francisco na Cova da Iria” – próxima 4ªfeira

         Na próxima 4ªfeira, dia 18, poderemos assistir a uma conferência com o tema indicado. Será às 21h00 no salão paroquial. O orador será o Ver. Pe. Manuel Armindo Janeiro, Prior de Nossa Senhora da Piedade, Ourém. O Pe. Armindo orientou a programação dos 90 anos das aparições. Agora, irá falar-nos do que nos disse o Papa e a que nos desafia. Pela importância deste tema, vale a pena participar. Entrada livre.

03. Vigília Missionária diocesana

         Durante o mês de outubro a igreja pensa e reza também pelas missões. Tenhamos bem presente esta intenção. No dia 20 de outubro, sexta-feira, no salão paroquial, às 21h00, haverá uma grande vigília de oração, a nível de toda a diocese, para meditarmos e rezarmos sobre as missões. Sejamos numerosos a participar neste tema tão própria da Igreja.        

O Pároco

Fátima, 14 e 15 de outubro de 2017

 

01. Mês do Rosário, mês de outubro

         Damos hoje início ao mês do Rosário e vamos percorrê-lo com a presença especial da Mãe do Céu a quem louvamos através da recitação do terço. Na próxima 5ªfeira, dia 5 de outubro, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, venerada na Igreja Matriz, sairá às 14h00 e será transportada até à Fonte, no Alveijar. Regressará às 17h00, depois da celebração da Eucaristia naquela ermida.

Iniciará a sua visita às comunidades no dia 7 de outubro: sairá da Igreja Matriz, às 18h00, passará em Aljustrel até aos Valinhos. Dali seguirá em procissão até ao Calvário, onde celebraremos a Eucaristia às 19h00. Depois acompanharemos Nossa Senhora até à Giesteira, passando pelo Moimento, Casa Velha, Eira da Pedra. A Imagem da Senhora seguirá depois para cada uma das comunidades de acordo com o calendário afixado em anexo.

02. Oração diária do Rosário

         Nos Valinhos, todos os dias às 20h30 e também nas comunidades, e nas famílias, rezemos o terço a Nossa Senhora e ofereçamos a nossa oração pelas famílias, pelo Santo Padre, pela Paz no mundo e pela conversão dos pecadores.

03. Mês da Missões

         Durante o mês de outubro a igreja pensa e reza também pelas missões. Tenhamos bem presente esta intenção. No dia 20 de outubro, sexta-feira, no salão paroquial, às 21h00, haverá uma grande vigília de oração, a nível de toda a diocese, para meditarmos e rezarmos sobre as missões.        

O Pároco

Fátima, 01 de outubro de 2017

 

01. Conferência “Modos de condução e carta por pontos”

Na próxima quarta-feira, dia 27, às 21h0, no salão paroquial, terá lugar uma conferência de informação e formação sobre novos modos de condução na estrada e carta por pontos. Estará presente e será conferente um membro destacado da GNR. Entrada livre.

02. Espetáculo de arte, música e magia – trabalho de Mário Daniel

         No próximo sábado, às 21h00, no salão paroquial, realizaremos um grande espetáculo para alegria e boa disposição de todas as idades. As entradas podem ser adquiridas aos membros do Conselho Pastoral, no cartório paroquial e juntos dos paroquianos que habitualmente fazem esta distribuição. Ainda há alguns lugares disponíveis.

03. Mês do Rosário, mês de outubro

         No próximo domingo damos início ao mês do Rosário. Com maior fervor ainda que nos anos anteriores, dêmos um tempo do nosso dia a esta devoção tão recomendada por Nossa Senhora. No dia 5 de outubro a imagem de Nossa Senhora estará junto da ermida no Alveijar e iniciará a sua visita às comunidades no dia 7 de outubro, no estilo do ano passado. De coração em festa, vivamos este mês votado todo a Nossa Senhora. No próximo domingo daremos informações mais precisas.        

O Pároco

Fátima, 24 de setembro de 2017

01. Bodas de ouro da Igreja da Maxieira

A Comunidade de S. Pedro da Maxieira encontra-se em júbilo e com ela toda a nossa Paróquia. No próximo domingo, dia 24 de setembro, celebraremos 50 anos da dedicação daquele templo, onde veneramos S. Pedro e Nossa Senhora do Rosário.

Às 11 horas será celebrada a eucaristia a recordar e a agradecer a Deus o templo e a comunidade, serão recordados particularmente todos os que, nestes 50 anos, participaram nas comissões. Durante a tarde e serão haverá almoço e convívio de arraial, na alegria de tão feliz aniversário.

02. Viagem à República Checa

         De 14 a 18 de novembro, realizaremos uma viagem à República Checa. Organiza a Paróquia. Quem desejar participar nesta viagem pode começar a inscrever-se. Lugares limitados e por ordem de inscrição, a realizar no cartório paroquial ou na agência Protravel.

03. Espetáculo de arte, música e magia – trabalho de Mário Daniel

         No dia 30 de setembro, sábado, às 21h00, no salão paroquial, realizaremos um grande espetáculo para alegria e boa disposição de todas as idades. As entradas podem ser adquiridas aos membros do Conselho Pastoral, no cartório paroquial e juntos dos paroquianos que habitualmente fazem esta distribuição.        

O Pároco

Fátima, 17 de setembro de 2017

 

01. Espetáculo de arte e magia

No dia 30 de setembro, pelas 21h00, no salão paroquial, Mário Daniel e a sua equipa realizam um espetáculo extraordinário com luz, magia e muita arte. Para divertir e encantar todas as idades. As entradas podem ser adquiridas no cartório paroquial, junto dos membros do conselho pastoral, e junto dos paroquianos que habitualmente fazem esta distribuição.

02. Viagem à República Checa

         De 14 a 18 de novembro, realizaremos uma viagem à República Checa. Organiza a Paróquia. Quem desejar participar nesta viagem pode começar a inscrever-se. Lugares limitados e por ordem de inscrição, a realizar no cartório paroquial ou na agência Protravel.

03. Rancho Folclórico da Casa do Povo

         Organiza festa anual no Mercado de Fátima: sábado, 16/09 – 18h00 ranchos infantis e às 21h30 tocadores de instrumentos tradicionais. Domingo, 17/09 – 15h00 festival internacional de folclore da cidade de Fátima. Entrada gratuita nos vários espetáculos.       

O Pároco

Fátima, 10 de setembro de 2017

01. Espetáculo de arte e magia

No dia 30 de setembro, pelas 21h00, no salão paroquial, Mário Daniel e a sua equipa realizam um espetáculo extraordinário com luz, magia e muita arte. Para divertir e encantar todas as idades. As entradas podem ser adquiridas no cartório paroquial, junto dos membros do conselho pastoral, e junto dos paroquianos que habitualmente fazem esta distribuição.

02. Viagem à República Checa

         De 14 a 18 de novembro, realizaremos uma viagem à República Checa. Organiza a Paróquia. Quem desejar participar nesta viagem pode começar a inscrever-se. Lugares limitados e por ordem de inscrição, a realizar no cartório paroquial ou na agência Protravel.        

O Pároco

Fátima, 27 de agosto de 2017

 

COMUNICADO
SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DE OURÉM
Portugal tem sido severamente fustigado por incêndios florestais de grande dimensão
que têm colocado enormes exigências ao Dispositivo Operacional de Combate a
Incêndios Florestais e a todos os agentes de Proteção Civil. De acordo com as previsões
meteorológicas no fim-de-semana em curso o risco de incêndio será extremamente
elevado, com especial incidência nos distritos do interior do Centro e Norte do País e
em alguns concelhos dos distritos de Beja e Algarve.
Assim, ao abrigo dos artigos 20.º e 30.º da Lei de Bases da Proteção Civil, o Primeiro-
Ministro e a Ministra da Administração Interna reconhecem a necessidade de
DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NOS DISTRITOS E CONCELHOS COM
ÍNDICE DE RISCO ELEVADO OU EXTREMO DE INCÊNDIO, A PARTIR DAS 14 HORAS DE
18 DE AGOSTO E ATÉ ÀS 24 HORAS DE 21 DE AGOSTO, NOMEADAMENTE O
CONCELHO DE OURÉM.
A Declaração de Situação de Calamidade determina a:
a) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais,
previamente definidos nos PMDFCI, bem como nos caminhos florestais, caminhos
rurais e outras vias que os atravessam (no dia 20 de agosto está previsto o início da
época de caça mas esta medida de caráter excecional impede o exercício da atividade
nos locais definidos);
b) Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos,
independentemente da sua forma de combustão;
c) Suspensão de todas as autorizações de lançamento de fogos-de-artifício que possam
ter sido emitidas, nos referidos concelhos e enquanto vigorar o estado de calamidade;
d) Proibição total da utilização em todos os espaços rurais de máquinas de combustão
interna ou externa, onde se incluem todo o tipo de tratores e máquinas agrícolas ou
florestais, bem como realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a
motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
A presente Declaração de Calamidade implica a obrigação de todos os cidadãos e
demais entidades privadas a prestar às autoridades de Proteção Civil a colaboração
pessoal que lhes for requerida e a respeitar as ordens e orientações que lhes forem
dirigidas, nos termos do artigo 11.º da Lei de Bases da Proteção Civil.

01. Visita ao Louriçal e Figueira da Foz

No próximo dia 13 de agosto, com início às 14h30, faremos visita a vários lugares incluindo convento das Clarissas do Louriçal, museu na Figueira da Foz e assistiremos a espetáculo “Amália” de Filipe La Féria. Mais informações e inscrições no cartório paroquial.

02. Festas grandes e nas comunidades

         Vamos realizar as festas grandes na Igreja Matriz, ao Coração de Jesus e Santíssimo Sacramento, nos dias 6 e 7 de agosto. Os Zeladores do Apostolado da Oração organizam um tríduo de preparação nas várias comunidades e na Igreja Matriz.

         Decorrerão ainda em Boleiros, a Santa Bárbara, nos dias 20 e 21 de agosto e no Montelo, à Nª Sª da Vida, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.        

O Pároco

Fátima, 30 de julho de 2017

 

 

01. Centro de Dia informa

A Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima (ACDFF) organiza a terceira edição da Noite Branca, no próximo dia 14 de julho de 2017, no Aeródromo da Giesteira.

As verbas obtidas neste evento serão para a aquisição de uma carrinha de 9 lugares, pois a nossa frota necessita urgentemente de ser substituída.

02. Festas nas comunidades

         Vamos realizar as festas na comunidade de Santo Amaro, na Giesteira, nos dias 16 e 17 de julho e na comunidade de Santa Luzia, Moita Redonda, nos dias 30 e 31 de julho. Em nome das mesmas comunidades, as comissões em exercício convidam a estarmos presentes. Do programa destacamos no Domingo a Eucaristia às 12h30 e na 2ªfeira às 11h00.

03. Relíquia de S. Camilo

         No próximo dia 14, às 19h00, na Igreja Matriz, receberemos e poderemos venerar uma relíquia de S. Camilo, um santo que dedicou a sua vida ao serviço dos doentes e doentes mais pobres.        

O Pároco

Fátima, 09 de julho de 2017

 

 

01. Ofertas para as vítimas de incêndio em Pedrógão Grande

         Seguindo a sugestão dos Senhores Bispos de Portugal, os cristãos somos convidados a participar nas ajudas às vítimas deste incêndio. Ao terminar a eucaristia deste domingo, no exterior, alguns voluntários recebem a oferta com que acharmos bem contribuir. Tal oferta será entregue imediatamente na Cáritas Diocesana que a fará chegar às vítimas.

02. Medidas especiais de prevenção contra incêndios

         O Senhor Presidente da Câmara, em edital, torna públicas as medidas especiais de prevenção contra incêndios, nomeadamente, proibição fogo, obrigatoriedade de limpezas, particularmente à volta das habitações, num raio mínimo de 50 metros. Prestemos a maior atenção à preservação da nossa mãe natureza, para benefício de todos.

03. Jubileu de Nossa Senhora da Ortiga

         Neste domingo, dia 2, 2ªfeira e 3ªfeira, damos cumprimento ao Jubileu anual de Nossa Senhora da Ortiga. Domingo, eucaristia às 08h00 e 12h30, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora. Na 2ªfeira, eucaristia às 09h00 e às 12h00 e Confissões das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 19h30. Na 3ªfeira, Confissões das 09h30 às 12h00; às 12h00 eucaristia no exterior da capela. Às 18h30, recitação do terço, consagração a Nossa Senhora e despedida.        

O Pároco

Fátima, 02 de julho de 2017

 

 

01. Dia de aniversário da Vila e Cidade de Fátima

         No próximo domingo, dia 18 de junho, Fátima encontra-se em aniversário: 40 anos de vila e 20 de cidade. O Senhor Presidente da Junta e seu executivo convida toda a população a juntar-se para celebrar tal aniversário. Para responder com alegria ao convite do Senhor Presidente, no próximo domingo, a eucaristia das 11h00 não será celebrada na Igreja Matriz, mas sim no lugar chamado das Pedreiras do Moimento, no caminho que conduz ao CRIF e Comunidade Vida e Paz. A Junta oferece almoço a todos os participantes nesse aniversário. Depois seguir-se-á tarde de convívio com música e outras atividades de convívio.

02. Dia do Corpo de Deus – próxima 5ªfeira

         A Igreja celebra festivamente o Dia do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, na próxima 5ªfeira. De manhã teremos as celebrações da eucaristia como aos domingos. À tarde, às 16h00, junto à Igreja de Santo Agostinho, acompanharemos o nosso Bispo que presidirá à Eucaristia e procissão até ao adro da Sé. Seria uma alegria grande podermos encontrar-nos muitos paroquianos da Fátima nesta celebração. Agradeço a presença das comissões das capelas e dos movimentos e organizadores das festas, acompanhados com as bandeiras respetivas. Não haverá neste dia as “24 horas de adoração”.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Lombo d’Égua, realizaremos as festas de S. João Batista e nos dias 25, 26, 27 e 29, na Maxieira, as festas em honra de S. Pedro. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas com a presença nas respetivas comunidades.

04. Continuam as Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h00 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.        

O Pároco

Fátima, 10 e 11 de junho de 2017

 

01. Vacinação antirrábica – informação a pedido dos Serviços da Câmara:

         3 de junho: Moita Redonda – 07h00; Fátima – 09h00; Moitas – 10h00; Amoreira – 11h00; Giesteira – 12h00; 4 de junho: Eira da Pedra – 07h00; Valinho de Fátima– 08h00; Boleiros – 09h00; Maxieira – 10h00

02. Ofertório para os meios de comunicação social da Igreja

         As ofertas recolhidas na eucaristia deste domingo destinam-se aos meios de comunicação social da Igreja.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Recordamos que vamos iniciar, com o esplendor de centenário, as tradicionais festas. Nos dias 04 e 05 de junho, na Igreja Matriz, realizaremos as festas de S. Silvestre e São Sebastião, organizadas pelos de 50 e 20 anos, nascidos em 1967 e 1997. Por outro lado, as festas de Santo António acontecerão nos dias 11 e 12 de junho, organizadas pelos de 30 anos, nascidos em 1987. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas.

04. Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h30 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.  

O Pároco

Fátima, 27 e 28 de maio de 2017

01. Festa da Profissão de Fé

         No próximo domingo, dia 28 de maio, 90 adolescentes da nossa Paróquia vão fazer a Profissão de Fé, durante a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz, às 11h00. Vivamos e renovemos com entusiasmo a fé que recebemos no Batismo e juntemo-nos à alegria destes adolescentes e toda a catequese paroquial.

02. Centenário da Aparição de Nossa Senhora à Pastorinha Jacinta, agora no céu

         Refere Santa Jacinta que Nossa Senhora lhe apareceu na Igreja, durante a eucaristia paroquial na 5ªfeira da Ascensão, 5ªfeira a seguir a 13 de maio de 1917, e lhe ensinou a rezar a Ascensão. Deste modo, e no sentido de celebrarmos tão grandioso e revelador acontecimento, no próximo domingo, dia 28, às 17h00, na Igreja Matriz, teremos um momento de oração mariana, será mostrado e ficará em público um grande quadro com a evocação da Ascensão e da mesma aparição. Será dada uma explicação pormenorizada sobre o quadro. Finalizaremos com um muito agradável momento musical pelo Conservatório de Música.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Quase chegados ao mês de junho, vamos iniciar, com o esplendor de centenário, as tradicionais festas. Nos dias 04 e 05 de junho, na Igreja Matriz, realizaremos as festas de S. Silvestre e São Sebastião, organizadas pelos de 50 e 20 anos, nascidos em 1967 e 1997. Por outro lado, as festas de Santo António acontecerão nos dias 11 e 12 de junho, organizadas pelos de 30 anos, nascidos em 1987. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas.

04. Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h30 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.  

O Pároco

Fátima, 20 e 21 de maio de 2017

 

***************************

01.Grande alegria na nossa Paróquia

         No próximo dia 13 de maio, o Santo Padre, Papa Francisco, canonizará na Cova da Iria os nossos queridos Pastorinhos Francisco e Jacinta. Estamos a viver um acontecimento único na história da nossa Paróquia. A nossa alegria é profunda, a nossa gratidão a Deus é sem medida. Já sabíamos que estavam no céu, agora confiamos-lhes o mundo inteiro e particularmente a nossa Paróquia, que é também a deles.

02. Festa da Primeira Comunhão

         No primeiro domingo de maio, dia 7, dia da Mãe, vamos celebrar a Festa da Primeira Comunhão, durante a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz, às 11h00.

03. Visita do Santo Padre à nossa terra

         A chegada do Santo Padre está prevista para as 18h00 do dia 12 de maio, junto ao Estádio Municipal, na Eira da Pedra. Façamos-lhe um jubiloso acolhimento, preparando-nos espiritualmente e com motivos exteriores que manifestem a nossa gratidão e alegria. Toda a Paróquia da Fátima estará com o Santo Padre, todos os movimentos paroquiais e associações e particularmente toda a catequese. Todos os que puderem estejamos presentes à sua passagem na Avenida dos Pastorinhos, dita Estrada de Minde, com estandartes, balões, flores, colchas, arranjos de flores silvestres… Acolhamos o Sucessor de Pedro, representante de Cristo na Terra.

04. Informação dos Escuteiros

         Os escuteiros do Agrupamento da Fátima promovem um bar solidário e estarão neste domingo, dia 23, no mercado, entre as 10h00 e as 18h00 com comes e bebes. Também no próximo domingo, dia 30, será dia aberto na Sede, antiga escolha da Casa Velha, onde haverá almoço e jogos tradicionais.

05. Viagem da Praga

         Para os interessados, informamos que a Paróquia organiza uma viagem a Praga, nos dias 10 a 14 de julho próximo. Mais informações no Cartório Paroquial e Agência Protravel.

O Pároco

Fátima, 22 e 23 de abril de 2017

 

 

CELEBRAÇÕES DA PÁSCOA NA IGREJA MÃE

09 de abril - DOMINGO DE RAMOS

- 15h00 – VIA SACRA ao vivo, da Rotunda Sul da nova Basílica à Igreja Matriz

12 de abril – Quarta-feira da Semana Santa – Confissões - 17h00 às 19h00 e 21h00 às 22h0

13 de abril – Quinta-Feira Santa – 19h00 – Missa da Ceia do Senhor e rito do lava-pés

14 de abril – Sexta-Feira Santa – 09h00 – Via Sacra na Igreja Matriz

- 15h00 – Adoração da Santa Cruz – na Igreja Matriz – as ofertas recolhidas nesta celebração destinam-se aos Lugares Santos

15 de abril – Sábado Santo – às 08h00 – recitação de Laudes

- 21h00 – Solene Vigília Pascal

16 de abril – Domingo de Páscoa – às 08h00 e às 11h00 – Eucaristia da Ressurreição

- 14h30 – início da Visita Pascal, como nos anos precedentes

O Pároco

Fátima, 01 e 02 de abril de 2017

 

01. Celebração Pascal para idosos e doentes

Neste domingo, às 15h00, na Igreja Mãe, vamos celebrar a eucaristia com a unção dos doentes, ajudando a preparar os mais idosos e doentes para a festa da Páscoa. Pedimos aos familiares e amigos daqueles que desejem participar, o favor de os acompanhar e transportar. A celebração é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima, na Paróquia.

02. Conferência com o Presidente Nacional da Cáritas

         No dia 22 de março, próxima 4ªfeira, às 21h00, no salão sobre paroquial, o Senhor Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Nacional, virá dar uma conferência acerca do trabalho realizado pela Cáritas Nacional e particularmente no apoio dados aos mais pobres e refugiados. Em destaque falará sobre o Pensamento Social do Papa Francisco. Também a Cárias Paroquial apresentará relatório da sua atividade. Entrada livre. Sejamos numerosos a participar nesta Conferência.

03. Fraternidade Franciscana da Divina Providência

         No próximo sábado, dia 25, na Igreja Matriz, às 11h00, o nosso Bispo, Senhor D. António Marto presidirá à Eucaristia no início das comemorações dos 75 anos da Fundação desta Congregação Religiosa, que acompanha meninas na Casa Bom Samaritano. Também durante a eucaristia algumas irmãs farão a sua profissão religiosa. As Irmãs da Divina Providência quiseram dar-nos a alegria de iniciarem as celebrações na nossa Igreja Mãe.

O Pároco

Fátima, 18 e 19 de março de 2017

01. Exercício gostoso e espiritual do Retiro Popular

Depois da celebração da Eucaristia tereis à vossa disposição o pequeno livro para ajudar a meditar e melhor preparar a Páscoa. A nossa diocese publicou também este ano o Retiro Popular, que podereis levar para casa e partilhar em família, em pequenos grupos ou individualmente. Pedimos 1 euro para despesas de impressão.

02. Celebração Pascal para idosos e doentes – Domingo, 19 de março

No próximo domingo, às 15h00, na Igreja Mãe, vamos celebrar a eucaristia com a unção dos doentes, ajudando a preparar os mais idosos e doentes para a festa da Páscoa. Pedimos aos familiares e amigos daqueles que desejem participar, o favor de os acompanhar e transportar. A celebração é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima, na Paróquia.

03. Conferência com o Presidente Nacional da Cáritas - 22 de março

         No dia 22 de março, 4ªfeira, às 21h00, no salão sobre paroquial, o Senhor Dr Eugénio, Presidente da Cáritas Nacional, virá dar uma conferência acerca do trabalho realizado pela Cáritas Nacional e particularmente no apoio dados aos mais pobres e refugiados. Entrada livre. Sejamos numerosos a participar nesta Conferência.

04. Recolha de ofertas para a Cáritas Portuguesa

         As ofertas recolhidas na eucaristia dominical do próximo domingo destinam-se à Cáritas Nacional Portuguesa.

O Pároco

Fátima, 11 e 12 de março de 2017

01.O Rosário com a Irmã Lúcia

Recordamos que temos à nossa disposição um pequeno livro com meditações da Irmã Lúcia para ajudar a rezar o terço. Nas aparições, Nossa Senhora pediu que rezássemos o terço. A Irmã Lúcia entrega-nos preciosas meditações. Nesta Quaresma, façamos o propósito de rezar o terço todos os dias.

02. Início do caminho santo da Quaresma

         Na próxima 4ªfeira, é o Dia das Cinzas. Com ele damos início ao tempo santo da Quaresma, em que nos preparamos espiritualmente para celebrar Jesus, no seu mistério de amor por nós, Crucificado e Ressuscitado. Às 19h00, na Igreja Matriz, teremos a celebração da Eucaristia e rito de imposição das cinzas. É dia de jejum e de abstinência.  

03. Renúncia Quaresmal

         De todas as privações voluntárias durante a Quaresma, para nos unirmos a Cristo sofredor, poderemos conseguir o chamado contributo penitencial. Este ano o Senhor Bispo destina-o ao auxílio aos refugiados. Este contributo pode ser entregue ao capelão, ou no cartório paroquial ou diretamente na administração diocesana em Leiria.

04. Via Sacra na Ortiga

         Todos os domingos, exceto o dos Ramos, às 16h00, na Ortiga, será realizado o exercício espiritual da via sacra.

05. Mensagens Quaresmais

         Como viver intensamente o tempo quaresmal que se aproxima? O Santo Padre e o nosso Bispo, publicaram, cada um, uma mensagem para a o itinerário quaresmal deste ano. Está publicada nos meios de comunicação social, na internet e também disponível no cartório paroquial.

O Pároco

Fátima, 25 e 26 de fevereiro de 2017

01.O Rosário com a Irmã Lúcia

O Carmelo de Coimbra editou um pequeno livro com meditações da Irmã Lúcia para ajudar a rezar o terço. Nas aparições, Nossa Senhora pediu que rezássemos o terço. A Irmã Lúcia entrega-nos preciosas meditações. À saída da Igreja, o livro está à distribuição. Pedimos a oferta de 3 euros para ajudar a pagar.

02. Avenida Irmã Lúcia de Jesus

         O executivo da Junta de Freguesia convida a população para a cerimónia de inauguração da nova toponímia AV. IRMÃ LÚCIA DE JESUS, neste domingo, 12 de fevereiro de 2017, às 12 horas, junto ao Cemitério de Fátima.  

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Uma Semana que será de grande alegria e encanto pelos nossos conterrâneos a quem Nossa Senhora apareceu. Do programa temos, na 2ªfeira, na Igreja Matriz, às 21h00, concerto pelo coro Cantabo-CS; na 4ªfeira, no salão paroquial, às 21h00, conferência sobre a espiritualidade dos Pastorinhos; no sábado, no adro da Matriz, às 14h30, recriação histórica e alguns momentos das aparições, pela catequese; no domingo, às 11h00, na Matriz, apresentação do Terço da Paróquia; na 2ªfeira, dia 20, às 19h00, eucaristia solene no dia litúrgico dos Pastorinhos e às 21h00, no salão, testemunho cristão e música por jovens da nossa Paróquia e jovens da Missão País.

O Pároco

Fátima, 11 e 12 de fevereiro de 2017

01.Coleta para a Universidade Católica

As ofertas recolhidas na eucaristia deste domingo destinam-se à Universidade Católica, para bolsas de apoio aos alunos de Teologia, muitos deles virão a ser sacerdotes.

02. Dia Mundial do doente

         No sábado, dia 11 próximo, a Igreja reza especialmente ao Senhor por todos os doentes, sob a proteção de Nossa Senhora de Lurdes. Também por uma atenção mais cuidada e auxílio redobrado, sejamos conforto para os irmãos doentes.

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Participemos, na medida das nossas possibilidades, neste programa, que ficará exposto em cartaz. Honremos Nossa Senhora, que quis aparecer aos Pastorinhos, que nos deixam exemplos e desafios de vida nova, de santidade.

O Pároco

Fátima, 04 e 05 de fevereiro de 2017

01.Festa da Senhora das Candeias

No próximo domingo vamos realizar a Festa de Nossa Senhora das Candeias. O programa segue o esquema habitual: no salão paroquial, às 10h00, leitura dos relatórios das contas das comissões e movimentos apostólicos. Segue-se, por volta das 11h00, a bênção das velas e respetiva distribuição. Organiza-se a procissão com as bandeiras dos padroeiros para a Igreja onde celebraremos a Eucaristia e será feita a entrega simbólica da chave a cada um dos juízes das capelas. Por volta das 12h30, no restaurante paroquial partilharemos o almoço em são convívio, reunindo toda a nossa Paróquia de Fátima. Realçamos a importância da festa deste ano, no centenário das Aparições de Nossa Senhora.

02. Encontro de Rosaristas na Ortiga

         No sábado, dia 11 próximo, na Ortiga, realiza-se encontro com rosaristas, promovido pelos Padres Dominicanos. Início às 10h00 seguindo-se eucaristia, recitação do terço e almoço partilhado.

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Vamos celebrar na alegria a Semana dos Pastorinhos, a começar no dia 13 de fevereiro, aniversário da morte da Irmã Lúcia e a culminar no dia 20, aniversário da morte da Beata Jacinta e dia litúrgico dedicado aos Beatos Francisco e Jacinta. Certamente o melhor que podemos oferecer aos Pastorinhos será fazer como eles, oração do terço e sacrifícios pelos pecadores. No dia 13 às 21h00 haverá concerto de música dedicado a Nossa Senhora e aos Pastorinhos. No dia 15, 4ªfeira, uma conferência sobre a espiritualidade vivida pelos 3. Na 5ªfeira dia 16, adoração pela catequese às 20h00 na Matriz; dia 18, às 14h30, recriação histórica do tempo e alguns acontecimentos relacionados com as aparições; nesse mesmo sábado, inauguração da exposição de terços elaborados pela catequese e por adultos; no domingo, eucaristia com a presença especial dos ministros extraordinários da comunhão, na 2ªfeira, dia 20, eucaristia da festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta e, ao serão, às 21h00, testemunho e música com jovens da nossa Paróquia e jovens do movimento Missão País.

O Pároco

Fátima, 28 e 29 de janeiro de 2017

01. Conferência

         No sentido de aprofundarmos e melhorarmos a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento, recordamos que vamos realizar uma Conferência no dia 25 de janeiro, próxima quarta-feira, às 21h00, no salão paroquial, no âmbito da Escola da Fé. Convidamos à participação nesta conferência que terá como orador o Rev. Pe. Sérgio Henrique, do Secretariado Diocesano da Liturgia.

02. Informação dos Bombeiros

         “Os Bombeiros Voluntários de Fátima necessitam de jovens dos 17 aos 45 anos, para fortalecer a prestação do socorro às suas populações. A todos quantos sintam vontade de fazer voluntariado nos Bombeiros, estão abertas inscrições durante o mês de janeiro. O curso de formação inicial para bombeiro tem início em fevereiro. Para informação detalhada, ligue 249 531 200 ou passe pelo quartel em qualquer horário.”

O Pároco

Fátima, 21 e 22 de janeiro de 2017

01.Festa da Senhora das Candeias - Reunião Preparatória

A festa de Nossa Senhora das Candeias e de encontro das comunidades será no dia 5 de fevereiro, domingo, com programa como no ano passado. Convidamos e solicitamos a presença de todas as comissões das Igrejas, dos Movimentos e das Comissões dos anos 20, 30, 40 50 e 60 para reunião no salão paroquial, no próximo dia 10 de janeiro, com início às 21h00.

02. Festa de Santo Amaro

         No próximo domingo, dia 15, é festa na comunidade da Giesteira, dedicada a Santo Amaro. Eucaristia às 11h00.

03. Conferência

         No sentido de aprofundarmos e melhorarmos a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento, está programada uma Conferência para o dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 21h00, no salão paroquial, no âmbito da Escola da Fé. Convidamos à participação nesta conferência que terá como orador o Rev. Pe. Sérgio Henrique, do Secretariado Diocesano da Liturgia.

04. Informação dos Bombeiros

         “Os Bombeiros Voluntários de Fátima necessitam de jovens dos 17 aos 45 anos, para fortalecer a prestação do socorro às suas populações. A todos quantos sintam vontade de fazer voluntariado nos Bombeiros, estão abertas inscrições durante o mês de janeiro. O curso de formação inicial para bombeiro tem início em fevereiro. Para informação detalhada, ligue 249 531 200 ou passe pelo quartel em qualquer horário.”

O Pároco

Fátima, 07 e 08 de janeiro de 2017

01.Dia da Imaculada Conceição, próxima 5ªfeira

         Na próxima 5ªfeira, 8 de dezembro, celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. É dia santo e feriado. A Eucaristia é celebrada no horário dos domingos.

02. Chama da Paz de Belém
         No dia 12 de dezembro, 2ªfeira, é trazida para a Igreja Matriz a chama de Belém, local do nascimento de Jesus, Nosso Salvador. Teremos uma celebração da Palavra, organizada pelos Escuteiros da nossa diocese e Paróquia de Fátima. No final será partilhada a mesma Chama de Belém para todas as pessoas que estiverem presentes e poderão levar para casa essa mesma chama. Poderão usar as velas distribuídas pela Caritas ou outras velas, desde que convenientemente preparadas para a cera não cair ao chão. Na Paróquia, convidamos os paroquianos a guardaram a chama acesa até ao Dia de Ano Novo, que é o Dia Mundial da Paz.

03. Almoço de sopas em Boleiros

         Neste domingo, dia 04, no salão de Boleiros, aquela comunidade serve variadas sopas à hora do almoço e agradece a presença de muitas pessoas.

04. Concerto de Natal

         O Conservatório de Música organiza com a Paróquia um Concerto de músicas de Natal. Vai realizar-se na Igreja matriz, no dia 18 de dezembro, domingo, com início às 15h00.

O Pároco

Fátima, 03 e 04 de dezembro de 2016

01.Nova Sede do nosso Agrupamento de escuteiros e convite

         No próximo sábado, 26 de novembro, será inaugurada a nova sede dos Escuteiros de Fátima, a antiga escola a Casa Velha. Toda a comunidade está convidada a participar nesta festa e ter assim também a oportunidade de conhecer um pouco melhor o que é ser escuteiro e visitar a sua sede. Do programa constam: abertura de campo com o hastear da bandeira às 10h00, a celebração da missa às 11h00, seguida de almoço e convívio com tasquinhas. Durante a tarde jogos em campo e rally-paper com o tema "em busca do anjo".

Sois todos bem-vindos!"

02. Côngrua – contributo monetária para a vida de toda a Paróquia

         Estão a ser distribuídos nas caixas de correio envelopes para os paroquianos poderem entregar oferta da Côngrua. Recordamos que a Côngrua, como o folar, e outros donativos, se destinam ao Fundo Económico Paroquial, que é gerido pelo Conselho Para os Assuntos Económicos, presidido pelo Pároco. Os Paroquianos provêm o Fundo Económico Paroquial para as necessidades pastorais da Paróquia. Antecipadamente, endereçamos a nossa pública gratidão.

O Pároco

Fátima, 19 e 20 de novembro de 2016

01.Peregrinação da Vigararia da Fátima ao Santuário da Cova da Iria

         Incluída no programa pastoral diocesano para o Centenário das Aparições estão as Vigararias da Diocese de Leiria-Fátima em peregrinação ao Santuário. A Vigararia da Fátima estará presente no próximo dia 12 de novembro, para venerar Nossa Senhora, na Capelinha, e realizar outros atos celebrativos com a presença do nosso Bispo. Do programa destacamos:

16h00 – acolhimento, junto da Capelinha

16h30 – Salão do Bom Pastor – “A mensagem de Fátima”, momento formativo

18h30 – Basílica de Nª Sª do Rosário, Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo

20h00 – Jantar partilhado no “Albergue do Peregrino”

21h30 – Na Capelinha, recitação do Terço e procissão de velas

23h00 – Vigília e adoração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Juntamente com o Nosso Bispo, iremos ao Santuário louvar a Mãe e agradecer a Deus a graça da Mensagem e das Aparições. Sejamos numerosos a participar neste ato da vida da Vigararia e da nossa Diocese.

02. Comunidade do Moimento celebra S. Martinho

         No próximo Sábado, dia 12, no Moimento, largo de S. Martinho, será celebrada uma eucaristia, às 15h00 e a seguir convívio, como no ano passado.                 

03. Fados de São Martinho

         Já anunciado, também no próximo sábado, dia 12 de novembro, às 21h00, levamos a efeito o já habitual serão de São Martinho, no salão paroquial. É o 5º ano consecutivo em que realizamos este momento musical, para aproximar e solidificar a vida fraterna. Este serão estava programado desde junho e os fadistas já convidados. Ainda estão disponíveis algumas entradas. O resultado das mesmas reverte a favor das obras da Igreja, previstas para breve.

04. Peregrinação a Roma

         Depois da bem sucedida peregrinação em Fevereiro último, a pedido de várias pessoas estamos a programar outra peregrinação a Roma, a realizar ainda este ano. As pessoas interessadas podem obter informações no cartório paroquial.

O Pároco

Fátima, 05 e 06 de novembro de 2016

01.Celebração de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos

1 de novembro – Todos os Santos

Eucaristia no horário dos domingos.

2 de novembro – Fiéis Defuntos

Na Igreja Matriz, às 10h30, canto dos salmos, eucaristia e romagem ao cemitério

Nas outras Igrejas, onde é costume celebrar, o capelão avisa a hora.

02. Eucaristia e Santa Unção dos Doentes

         Como anunciado, neste domingo, 30 de outubro, às 15h00, celebramos a eucaristia especialmente com a presença de irmãos doentes, a quem será ministrado o sacramento da Santa Unção. Com a presença materna de Nossa Senhora junto dos enfermos, com Ela pedimos ao Pai as melhoras de todos.        

03. Fados de São Martinho

         No dia 12 de novembro, sábado, às 21h00, levamos a efeito o já habitual serão de São Martinho. É o 5º ano consecutivo em que realizamos este momento musical, para aproximar e solidificar a vida fraterna. O resultado das entradas reverte a favor das obras da Igreja, previstas para breve.

O Pároco

Fátima, 29 e 30 de outubro de 2016

 

01. Grande procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário

         No próximo domingo, 23 de outubro, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário regressará à Igreja Matriz, ao seu lugar habitual, depois de ter visitado as comunidades da Paróquia e por elas tão fervorosamente acolhida. Faremos a grande procissão de regresso, desde a Cova da Iria (Casa das Irmãs Reparadoras, acima da rotunda de Santo António) pela Rua Francisco Marto até à Igreja Matriz. As Eucaristias serão celebradas no sábado. No domingo, só haverá a Missa das11h00 na Igreja Matriz, a seguir à procissão. Convidamos todos os paroquianos a participar, a passar esta informação por toda a Paróquia, pelos vizinhos e conhecidos. Desejamos prestar um grande ato de louvor a Deus por intermédio de Nossa Senhora. A procissão terá também como objetivo rezar pela paz no mundo, pelo Santo Padre e por todas as famílias. Estarão presentes: catequistas, pais, crianças e adolescentes, o Grupo de Jovens, os Escuteiros, os Acólitos, a Cáritas, Zeladores do Coração de Jesus, Movimento da Mensagem de Fátima, Confraria das Almas, Ministros Extraordinários da Comunhão, Movimento Esperança e Vida, todas as Comissões das Igrejas, Comissões dos “20 anos”, 30, 40, 50 e 60 anos, Instituições da Paróquia como a Casa do Povo e as Associações que queiram caminhar com Nossa Senhora, Bombeiros, GNR, Religiosos e Religiosas residentes na Paróquia, todos unidos em fervor espiritual. Convidamos os moradores nas ruas onde a Imagem passar a adornarem as ruas, as varadas, as casas, com sinais festivos: muitas flores, colchas, fitas, fotos de família, balões, dísticos em louvor da Mãe do Céu.

         A seguir à eucaristia, pode