Avisos Julho 2017

AVISOS – INFORMAÇÕES

01. Visita ao Louriçal e Figueira da Foz

No próximo dia 13 de agosto, com início às 14h30, faremos visita a vários lugares incluindo convento das Clarissas do Louriçal, museu na Figueira da Foz e assistiremos a espetáculo “Amália” de Filipe La Féria. Mais informações e inscrições no cartório paroquial.

02. Festas grandes e nas comunidades

         Vamos realizar as festas grandes na Igreja Matriz, ao Coração de Jesus e Santíssimo Sacramento, nos dias 6 e 7 de agosto. Os Zeladores do Apostolado da Oração organizam um tríduo de preparação nas várias comunidades e na Igreja Matriz.

         Decorrerão ainda em Boleiros, a Santa Bárbara, nos dias 20 e 21 de agosto e no Montelo, à Nª Sª da Vida, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.        

O Pároco

Fátima, 30 de julho de 2017

 

 

01. Centro de Dia informa

A Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima (ACDFF) organiza a terceira edição da Noite Branca, no próximo dia 14 de julho de 2017, no Aeródromo da Giesteira.

As verbas obtidas neste evento serão para a aquisição de uma carrinha de 9 lugares, pois a nossa frota necessita urgentemente de ser substituída.

02. Festas nas comunidades

         Vamos realizar as festas na comunidade de Santo Amaro, na Giesteira, nos dias 16 e 17 de julho e na comunidade de Santa Luzia, Moita Redonda, nos dias 30 e 31 de julho. Em nome das mesmas comunidades, as comissões em exercício convidam a estarmos presentes. Do programa destacamos no Domingo a Eucaristia às 12h30 e na 2ªfeira às 11h00.

03. Relíquia de S. Camilo

         No próximo dia 14, às 19h00, na Igreja Matriz, receberemos e poderemos venerar uma relíquia de S. Camilo, um santo que dedicou a sua vida ao serviço dos doentes e doentes mais pobres.        

O Pároco

Fátima, 09 de julho de 2017

 

 

01. Ofertas para as vítimas de incêndio em Pedrógão Grande

         Seguindo a sugestão dos Senhores Bispos de Portugal, os cristãos somos convidados a participar nas ajudas às vítimas deste incêndio. Ao terminar a eucaristia deste domingo, no exterior, alguns voluntários recebem a oferta com que acharmos bem contribuir. Tal oferta será entregue imediatamente na Cáritas Diocesana que a fará chegar às vítimas.

02. Medidas especiais de prevenção contra incêndios

         O Senhor Presidente da Câmara, em edital, torna públicas as medidas especiais de prevenção contra incêndios, nomeadamente, proibição fogo, obrigatoriedade de limpezas, particularmente à volta das habitações, num raio mínimo de 50 metros. Prestemos a maior atenção à preservação da nossa mãe natureza, para benefício de todos.

03. Jubileu de Nossa Senhora da Ortiga

         Neste domingo, dia 2, 2ªfeira e 3ªfeira, damos cumprimento ao Jubileu anual de Nossa Senhora da Ortiga. Domingo, eucaristia às 08h00 e 12h30, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora. Na 2ªfeira, eucaristia às 09h00 e às 12h00 e Confissões das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 19h30. Na 3ªfeira, Confissões das 09h30 às 12h00; às 12h00 eucaristia no exterior da capela. Às 18h30, recitação do terço, consagração a Nossa Senhora e despedida.        

O Pároco

Fátima, 02 de julho de 2017

 

 

01. Dia de aniversário da Vila e Cidade de Fátima

         No próximo domingo, dia 18 de junho, Fátima encontra-se em aniversário: 40 anos de vila e 20 de cidade. O Senhor Presidente da Junta e seu executivo convida toda a população a juntar-se para celebrar tal aniversário. Para responder com alegria ao convite do Senhor Presidente, no próximo domingo, a eucaristia das 11h00 não será celebrada na Igreja Matriz, mas sim no lugar chamado das Pedreiras do Moimento, no caminho que conduz ao CRIF e Comunidade Vida e Paz. A Junta oferece almoço a todos os participantes nesse aniversário. Depois seguir-se-á tarde de convívio com música e outras atividades de convívio.

02. Dia do Corpo de Deus – próxima 5ªfeira

         A Igreja celebra festivamente o Dia do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, na próxima 5ªfeira. De manhã teremos as celebrações da eucaristia como aos domingos. À tarde, às 16h00, junto à Igreja de Santo Agostinho, acompanharemos o nosso Bispo que presidirá à Eucaristia e procissão até ao adro da Sé. Seria uma alegria grande podermos encontrar-nos muitos paroquianos da Fátima nesta celebração. Agradeço a presença das comissões das capelas e dos movimentos e organizadores das festas, acompanhados com as bandeiras respetivas. Não haverá neste dia as “24 horas de adoração”.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Lombo d’Égua, realizaremos as festas de S. João Batista e nos dias 25, 26, 27 e 29, na Maxieira, as festas em honra de S. Pedro. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas com a presença nas respetivas comunidades.

04. Continuam as Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h00 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.        

O Pároco

Fátima, 10 e 11 de junho de 2017

 

01. Vacinação antirrábica – informação a pedido dos Serviços da Câmara:

         3 de junho: Moita Redonda – 07h00; Fátima – 09h00; Moitas – 10h00; Amoreira – 11h00; Giesteira – 12h00; 4 de junho: Eira da Pedra – 07h00; Valinho de Fátima– 08h00; Boleiros – 09h00; Maxieira – 10h00

02. Ofertório para os meios de comunicação social da Igreja

         As ofertas recolhidas na eucaristia deste domingo destinam-se aos meios de comunicação social da Igreja.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Recordamos que vamos iniciar, com o esplendor de centenário, as tradicionais festas. Nos dias 04 e 05 de junho, na Igreja Matriz, realizaremos as festas de S. Silvestre e São Sebastião, organizadas pelos de 50 e 20 anos, nascidos em 1967 e 1997. Por outro lado, as festas de Santo António acontecerão nos dias 11 e 12 de junho, organizadas pelos de 30 anos, nascidos em 1987. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas.

04. Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h30 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.  

O Pároco

Fátima, 27 e 28 de maio de 2017

01. Festa da Profissão de Fé

         No próximo domingo, dia 28 de maio, 90 adolescentes da nossa Paróquia vão fazer a Profissão de Fé, durante a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz, às 11h00. Vivamos e renovemos com entusiasmo a fé que recebemos no Batismo e juntemo-nos à alegria destes adolescentes e toda a catequese paroquial.

02. Centenário da Aparição de Nossa Senhora à Pastorinha Jacinta, agora no céu

         Refere Santa Jacinta que Nossa Senhora lhe apareceu na Igreja, durante a eucaristia paroquial na 5ªfeira da Ascensão, 5ªfeira a seguir a 13 de maio de 1917, e lhe ensinou a rezar a Ascensão. Deste modo, e no sentido de celebrarmos tão grandioso e revelador acontecimento, no próximo domingo, dia 28, às 17h00, na Igreja Matriz, teremos um momento de oração mariana, será mostrado e ficará em público um grande quadro com a evocação da Ascensão e da mesma aparição. Será dada uma explicação pormenorizada sobre o quadro. Finalizaremos com um muito agradável momento musical pelo Conservatório de Música.

03. Festas de Verão na Paróquia

         Quase chegados ao mês de junho, vamos iniciar, com o esplendor de centenário, as tradicionais festas. Nos dias 04 e 05 de junho, na Igreja Matriz, realizaremos as festas de S. Silvestre e São Sebastião, organizadas pelos de 50 e 20 anos, nascidos em 1967 e 1997. Por outro lado, as festas de Santo António acontecerão nos dias 11 e 12 de junho, organizadas pelos de 30 anos, nascidos em 1987. Enchamos o nosso coração de alegria e participemos ativamente nas festas.

04. Inscrições para o próximo ano de catequese

         Nos sábados de junho, das 14h30 às 16h30, no salão paroquial, os pais poderão inscrever os seus filhos para iniciarem o percurso catequético. Deverão apresentar a cédula da vida cristã e cartão de cidadão de quem inscrevem na catequese.  

O Pároco

Fátima, 20 e 21 de maio de 2017

 

***************************

01.Grande alegria na nossa Paróquia

         No próximo dia 13 de maio, o Santo Padre, Papa Francisco, canonizará na Cova da Iria os nossos queridos Pastorinhos Francisco e Jacinta. Estamos a viver um acontecimento único na história da nossa Paróquia. A nossa alegria é profunda, a nossa gratidão a Deus é sem medida. Já sabíamos que estavam no céu, agora confiamos-lhes o mundo inteiro e particularmente a nossa Paróquia, que é também a deles.

02. Festa da Primeira Comunhão

         No primeiro domingo de maio, dia 7, dia da Mãe, vamos celebrar a Festa da Primeira Comunhão, durante a celebração da Eucaristia na Igreja Matriz, às 11h00.

03. Visita do Santo Padre à nossa terra

         A chegada do Santo Padre está prevista para as 18h00 do dia 12 de maio, junto ao Estádio Municipal, na Eira da Pedra. Façamos-lhe um jubiloso acolhimento, preparando-nos espiritualmente e com motivos exteriores que manifestem a nossa gratidão e alegria. Toda a Paróquia da Fátima estará com o Santo Padre, todos os movimentos paroquiais e associações e particularmente toda a catequese. Todos os que puderem estejamos presentes à sua passagem na Avenida dos Pastorinhos, dita Estrada de Minde, com estandartes, balões, flores, colchas, arranjos de flores silvestres… Acolhamos o Sucessor de Pedro, representante de Cristo na Terra.

04. Informação dos Escuteiros

         Os escuteiros do Agrupamento da Fátima promovem um bar solidário e estarão neste domingo, dia 23, no mercado, entre as 10h00 e as 18h00 com comes e bebes. Também no próximo domingo, dia 30, será dia aberto na Sede, antiga escolha da Casa Velha, onde haverá almoço e jogos tradicionais.

05. Viagem da Praga

         Para os interessados, informamos que a Paróquia organiza uma viagem a Praga, nos dias 10 a 14 de julho próximo. Mais informações no Cartório Paroquial e Agência Protravel.

O Pároco

Fátima, 22 e 23 de abril de 2017

 

 

CELEBRAÇÕES DA PÁSCOA NA IGREJA MÃE

09 de abril - DOMINGO DE RAMOS

- 15h00 – VIA SACRA ao vivo, da Rotunda Sul da nova Basílica à Igreja Matriz

12 de abril – Quarta-feira da Semana Santa – Confissões - 17h00 às 19h00 e 21h00 às 22h0

13 de abril – Quinta-Feira Santa – 19h00 – Missa da Ceia do Senhor e rito do lava-pés

14 de abril – Sexta-Feira Santa – 09h00 – Via Sacra na Igreja Matriz

- 15h00 – Adoração da Santa Cruz – na Igreja Matriz – as ofertas recolhidas nesta celebração destinam-se aos Lugares Santos

15 de abril – Sábado Santo – às 08h00 – recitação de Laudes

- 21h00 – Solene Vigília Pascal

16 de abril – Domingo de Páscoa – às 08h00 e às 11h00 – Eucaristia da Ressurreição

- 14h30 – início da Visita Pascal, como nos anos precedentes

O Pároco

Fátima, 01 e 02 de abril de 2017

 

01. Celebração Pascal para idosos e doentes

Neste domingo, às 15h00, na Igreja Mãe, vamos celebrar a eucaristia com a unção dos doentes, ajudando a preparar os mais idosos e doentes para a festa da Páscoa. Pedimos aos familiares e amigos daqueles que desejem participar, o favor de os acompanhar e transportar. A celebração é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima, na Paróquia.

02. Conferência com o Presidente Nacional da Cáritas

         No dia 22 de março, próxima 4ªfeira, às 21h00, no salão sobre paroquial, o Senhor Dr. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Nacional, virá dar uma conferência acerca do trabalho realizado pela Cáritas Nacional e particularmente no apoio dados aos mais pobres e refugiados. Em destaque falará sobre o Pensamento Social do Papa Francisco. Também a Cárias Paroquial apresentará relatório da sua atividade. Entrada livre. Sejamos numerosos a participar nesta Conferência.

03. Fraternidade Franciscana da Divina Providência

         No próximo sábado, dia 25, na Igreja Matriz, às 11h00, o nosso Bispo, Senhor D. António Marto presidirá à Eucaristia no início das comemorações dos 75 anos da Fundação desta Congregação Religiosa, que acompanha meninas na Casa Bom Samaritano. Também durante a eucaristia algumas irmãs farão a sua profissão religiosa. As Irmãs da Divina Providência quiseram dar-nos a alegria de iniciarem as celebrações na nossa Igreja Mãe.

O Pároco

Fátima, 18 e 19 de março de 2017

01. Exercício gostoso e espiritual do Retiro Popular

Depois da celebração da Eucaristia tereis à vossa disposição o pequeno livro para ajudar a meditar e melhor preparar a Páscoa. A nossa diocese publicou também este ano o Retiro Popular, que podereis levar para casa e partilhar em família, em pequenos grupos ou individualmente. Pedimos 1 euro para despesas de impressão.

02. Celebração Pascal para idosos e doentes – Domingo, 19 de março

No próximo domingo, às 15h00, na Igreja Mãe, vamos celebrar a eucaristia com a unção dos doentes, ajudando a preparar os mais idosos e doentes para a festa da Páscoa. Pedimos aos familiares e amigos daqueles que desejem participar, o favor de os acompanhar e transportar. A celebração é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima, na Paróquia.

03. Conferência com o Presidente Nacional da Cáritas - 22 de março

         No dia 22 de março, 4ªfeira, às 21h00, no salão sobre paroquial, o Senhor Dr Eugénio, Presidente da Cáritas Nacional, virá dar uma conferência acerca do trabalho realizado pela Cáritas Nacional e particularmente no apoio dados aos mais pobres e refugiados. Entrada livre. Sejamos numerosos a participar nesta Conferência.

04. Recolha de ofertas para a Cáritas Portuguesa

         As ofertas recolhidas na eucaristia dominical do próximo domingo destinam-se à Cáritas Nacional Portuguesa.

O Pároco

Fátima, 11 e 12 de março de 2017

01.O Rosário com a Irmã Lúcia

Recordamos que temos à nossa disposição um pequeno livro com meditações da Irmã Lúcia para ajudar a rezar o terço. Nas aparições, Nossa Senhora pediu que rezássemos o terço. A Irmã Lúcia entrega-nos preciosas meditações. Nesta Quaresma, façamos o propósito de rezar o terço todos os dias.

02. Início do caminho santo da Quaresma

         Na próxima 4ªfeira, é o Dia das Cinzas. Com ele damos início ao tempo santo da Quaresma, em que nos preparamos espiritualmente para celebrar Jesus, no seu mistério de amor por nós, Crucificado e Ressuscitado. Às 19h00, na Igreja Matriz, teremos a celebração da Eucaristia e rito de imposição das cinzas. É dia de jejum e de abstinência.  

03. Renúncia Quaresmal

         De todas as privações voluntárias durante a Quaresma, para nos unirmos a Cristo sofredor, poderemos conseguir o chamado contributo penitencial. Este ano o Senhor Bispo destina-o ao auxílio aos refugiados. Este contributo pode ser entregue ao capelão, ou no cartório paroquial ou diretamente na administração diocesana em Leiria.

04. Via Sacra na Ortiga

         Todos os domingos, exceto o dos Ramos, às 16h00, na Ortiga, será realizado o exercício espiritual da via sacra.

05. Mensagens Quaresmais

         Como viver intensamente o tempo quaresmal que se aproxima? O Santo Padre e o nosso Bispo, publicaram, cada um, uma mensagem para a o itinerário quaresmal deste ano. Está publicada nos meios de comunicação social, na internet e também disponível no cartório paroquial.

O Pároco

Fátima, 25 e 26 de fevereiro de 2017

01.O Rosário com a Irmã Lúcia

O Carmelo de Coimbra editou um pequeno livro com meditações da Irmã Lúcia para ajudar a rezar o terço. Nas aparições, Nossa Senhora pediu que rezássemos o terço. A Irmã Lúcia entrega-nos preciosas meditações. À saída da Igreja, o livro está à distribuição. Pedimos a oferta de 3 euros para ajudar a pagar.

02. Avenida Irmã Lúcia de Jesus

         O executivo da Junta de Freguesia convida a população para a cerimónia de inauguração da nova toponímia AV. IRMÃ LÚCIA DE JESUS, neste domingo, 12 de fevereiro de 2017, às 12 horas, junto ao Cemitério de Fátima.  

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Uma Semana que será de grande alegria e encanto pelos nossos conterrâneos a quem Nossa Senhora apareceu. Do programa temos, na 2ªfeira, na Igreja Matriz, às 21h00, concerto pelo coro Cantabo-CS; na 4ªfeira, no salão paroquial, às 21h00, conferência sobre a espiritualidade dos Pastorinhos; no sábado, no adro da Matriz, às 14h30, recriação histórica e alguns momentos das aparições, pela catequese; no domingo, às 11h00, na Matriz, apresentação do Terço da Paróquia; na 2ªfeira, dia 20, às 19h00, eucaristia solene no dia litúrgico dos Pastorinhos e às 21h00, no salão, testemunho cristão e música por jovens da nossa Paróquia e jovens da Missão País.

O Pároco

Fátima, 11 e 12 de fevereiro de 2017

01.Coleta para a Universidade Católica

As ofertas recolhidas na eucaristia deste domingo destinam-se à Universidade Católica, para bolsas de apoio aos alunos de Teologia, muitos deles virão a ser sacerdotes.

02. Dia Mundial do doente

         No sábado, dia 11 próximo, a Igreja reza especialmente ao Senhor por todos os doentes, sob a proteção de Nossa Senhora de Lurdes. Também por uma atenção mais cuidada e auxílio redobrado, sejamos conforto para os irmãos doentes.

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Participemos, na medida das nossas possibilidades, neste programa, que ficará exposto em cartaz. Honremos Nossa Senhora, que quis aparecer aos Pastorinhos, que nos deixam exemplos e desafios de vida nova, de santidade.

O Pároco

Fátima, 04 e 05 de fevereiro de 2017

01.Festa da Senhora das Candeias

No próximo domingo vamos realizar a Festa de Nossa Senhora das Candeias. O programa segue o esquema habitual: no salão paroquial, às 10h00, leitura dos relatórios das contas das comissões e movimentos apostólicos. Segue-se, por volta das 11h00, a bênção das velas e respetiva distribuição. Organiza-se a procissão com as bandeiras dos padroeiros para a Igreja onde celebraremos a Eucaristia e será feita a entrega simbólica da chave a cada um dos juízes das capelas. Por volta das 12h30, no restaurante paroquial partilharemos o almoço em são convívio, reunindo toda a nossa Paróquia de Fátima. Realçamos a importância da festa deste ano, no centenário das Aparições de Nossa Senhora.

02. Encontro de Rosaristas na Ortiga

         No sábado, dia 11 próximo, na Ortiga, realiza-se encontro com rosaristas, promovido pelos Padres Dominicanos. Início às 10h00 seguindo-se eucaristia, recitação do terço e almoço partilhado.

03. Semana dos Pastorinhos- 13 a 20 de fevereiro

         Vamos celebrar na alegria a Semana dos Pastorinhos, a começar no dia 13 de fevereiro, aniversário da morte da Irmã Lúcia e a culminar no dia 20, aniversário da morte da Beata Jacinta e dia litúrgico dedicado aos Beatos Francisco e Jacinta. Certamente o melhor que podemos oferecer aos Pastorinhos será fazer como eles, oração do terço e sacrifícios pelos pecadores. No dia 13 às 21h00 haverá concerto de música dedicado a Nossa Senhora e aos Pastorinhos. No dia 15, 4ªfeira, uma conferência sobre a espiritualidade vivida pelos 3. Na 5ªfeira dia 16, adoração pela catequese às 20h00 na Matriz; dia 18, às 14h30, recriação histórica do tempo e alguns acontecimentos relacionados com as aparições; nesse mesmo sábado, inauguração da exposição de terços elaborados pela catequese e por adultos; no domingo, eucaristia com a presença especial dos ministros extraordinários da comunhão, na 2ªfeira, dia 20, eucaristia da festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta e, ao serão, às 21h00, testemunho e música com jovens da nossa Paróquia e jovens do movimento Missão País.

O Pároco

Fátima, 28 e 29 de janeiro de 2017

01. Conferência

         No sentido de aprofundarmos e melhorarmos a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento, recordamos que vamos realizar uma Conferência no dia 25 de janeiro, próxima quarta-feira, às 21h00, no salão paroquial, no âmbito da Escola da Fé. Convidamos à participação nesta conferência que terá como orador o Rev. Pe. Sérgio Henrique, do Secretariado Diocesano da Liturgia.

02. Informação dos Bombeiros

         “Os Bombeiros Voluntários de Fátima necessitam de jovens dos 17 aos 45 anos, para fortalecer a prestação do socorro às suas populações. A todos quantos sintam vontade de fazer voluntariado nos Bombeiros, estão abertas inscrições durante o mês de janeiro. O curso de formação inicial para bombeiro tem início em fevereiro. Para informação detalhada, ligue 249 531 200 ou passe pelo quartel em qualquer horário.”

O Pároco

Fátima, 21 e 22 de janeiro de 2017

01.Festa da Senhora das Candeias - Reunião Preparatória

A festa de Nossa Senhora das Candeias e de encontro das comunidades será no dia 5 de fevereiro, domingo, com programa como no ano passado. Convidamos e solicitamos a presença de todas as comissões das Igrejas, dos Movimentos e das Comissões dos anos 20, 30, 40 50 e 60 para reunião no salão paroquial, no próximo dia 10 de janeiro, com início às 21h00.

02. Festa de Santo Amaro

         No próximo domingo, dia 15, é festa na comunidade da Giesteira, dedicada a Santo Amaro. Eucaristia às 11h00.

03. Conferência

         No sentido de aprofundarmos e melhorarmos a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento, está programada uma Conferência para o dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 21h00, no salão paroquial, no âmbito da Escola da Fé. Convidamos à participação nesta conferência que terá como orador o Rev. Pe. Sérgio Henrique, do Secretariado Diocesano da Liturgia.

04. Informação dos Bombeiros

         “Os Bombeiros Voluntários de Fátima necessitam de jovens dos 17 aos 45 anos, para fortalecer a prestação do socorro às suas populações. A todos quantos sintam vontade de fazer voluntariado nos Bombeiros, estão abertas inscrições durante o mês de janeiro. O curso de formação inicial para bombeiro tem início em fevereiro. Para informação detalhada, ligue 249 531 200 ou passe pelo quartel em qualquer horário.”

O Pároco

Fátima, 07 e 08 de janeiro de 2017

01.Dia da Imaculada Conceição, próxima 5ªfeira

         Na próxima 5ªfeira, 8 de dezembro, celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. É dia santo e feriado. A Eucaristia é celebrada no horário dos domingos.

02. Chama da Paz de Belém
         No dia 12 de dezembro, 2ªfeira, é trazida para a Igreja Matriz a chama de Belém, local do nascimento de Jesus, Nosso Salvador. Teremos uma celebração da Palavra, organizada pelos Escuteiros da nossa diocese e Paróquia de Fátima. No final será partilhada a mesma Chama de Belém para todas as pessoas que estiverem presentes e poderão levar para casa essa mesma chama. Poderão usar as velas distribuídas pela Caritas ou outras velas, desde que convenientemente preparadas para a cera não cair ao chão. Na Paróquia, convidamos os paroquianos a guardaram a chama acesa até ao Dia de Ano Novo, que é o Dia Mundial da Paz.

03. Almoço de sopas em Boleiros

         Neste domingo, dia 04, no salão de Boleiros, aquela comunidade serve variadas sopas à hora do almoço e agradece a presença de muitas pessoas.

04. Concerto de Natal

         O Conservatório de Música organiza com a Paróquia um Concerto de músicas de Natal. Vai realizar-se na Igreja matriz, no dia 18 de dezembro, domingo, com início às 15h00.

O Pároco

Fátima, 03 e 04 de dezembro de 2016

01.Nova Sede do nosso Agrupamento de escuteiros e convite

         No próximo sábado, 26 de novembro, será inaugurada a nova sede dos Escuteiros de Fátima, a antiga escola a Casa Velha. Toda a comunidade está convidada a participar nesta festa e ter assim também a oportunidade de conhecer um pouco melhor o que é ser escuteiro e visitar a sua sede. Do programa constam: abertura de campo com o hastear da bandeira às 10h00, a celebração da missa às 11h00, seguida de almoço e convívio com tasquinhas. Durante a tarde jogos em campo e rally-paper com o tema "em busca do anjo".

Sois todos bem-vindos!"

02. Côngrua – contributo monetária para a vida de toda a Paróquia

         Estão a ser distribuídos nas caixas de correio envelopes para os paroquianos poderem entregar oferta da Côngrua. Recordamos que a Côngrua, como o folar, e outros donativos, se destinam ao Fundo Económico Paroquial, que é gerido pelo Conselho Para os Assuntos Económicos, presidido pelo Pároco. Os Paroquianos provêm o Fundo Económico Paroquial para as necessidades pastorais da Paróquia. Antecipadamente, endereçamos a nossa pública gratidão.

O Pároco

Fátima, 19 e 20 de novembro de 2016

01.Peregrinação da Vigararia da Fátima ao Santuário da Cova da Iria

         Incluída no programa pastoral diocesano para o Centenário das Aparições estão as Vigararias da Diocese de Leiria-Fátima em peregrinação ao Santuário. A Vigararia da Fátima estará presente no próximo dia 12 de novembro, para venerar Nossa Senhora, na Capelinha, e realizar outros atos celebrativos com a presença do nosso Bispo. Do programa destacamos:

16h00 – acolhimento, junto da Capelinha

16h30 – Salão do Bom Pastor – “A mensagem de Fátima”, momento formativo

18h30 – Basílica de Nª Sª do Rosário, Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo

20h00 – Jantar partilhado no “Albergue do Peregrino”

21h30 – Na Capelinha, recitação do Terço e procissão de velas

23h00 – Vigília e adoração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Juntamente com o Nosso Bispo, iremos ao Santuário louvar a Mãe e agradecer a Deus a graça da Mensagem e das Aparições. Sejamos numerosos a participar neste ato da vida da Vigararia e da nossa Diocese.

02. Comunidade do Moimento celebra S. Martinho

         No próximo Sábado, dia 12, no Moimento, largo de S. Martinho, será celebrada uma eucaristia, às 15h00 e a seguir convívio, como no ano passado.                 

03. Fados de São Martinho

         Já anunciado, também no próximo sábado, dia 12 de novembro, às 21h00, levamos a efeito o já habitual serão de São Martinho, no salão paroquial. É o 5º ano consecutivo em que realizamos este momento musical, para aproximar e solidificar a vida fraterna. Este serão estava programado desde junho e os fadistas já convidados. Ainda estão disponíveis algumas entradas. O resultado das mesmas reverte a favor das obras da Igreja, previstas para breve.

04. Peregrinação a Roma

         Depois da bem sucedida peregrinação em Fevereiro último, a pedido de várias pessoas estamos a programar outra peregrinação a Roma, a realizar ainda este ano. As pessoas interessadas podem obter informações no cartório paroquial.

O Pároco

Fátima, 05 e 06 de novembro de 2016

01.Celebração de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos

1 de novembro – Todos os Santos

Eucaristia no horário dos domingos.

2 de novembro – Fiéis Defuntos

Na Igreja Matriz, às 10h30, canto dos salmos, eucaristia e romagem ao cemitério

Nas outras Igrejas, onde é costume celebrar, o capelão avisa a hora.

02. Eucaristia e Santa Unção dos Doentes

         Como anunciado, neste domingo, 30 de outubro, às 15h00, celebramos a eucaristia especialmente com a presença de irmãos doentes, a quem será ministrado o sacramento da Santa Unção. Com a presença materna de Nossa Senhora junto dos enfermos, com Ela pedimos ao Pai as melhoras de todos.        

03. Fados de São Martinho

         No dia 12 de novembro, sábado, às 21h00, levamos a efeito o já habitual serão de São Martinho. É o 5º ano consecutivo em que realizamos este momento musical, para aproximar e solidificar a vida fraterna. O resultado das entradas reverte a favor das obras da Igreja, previstas para breve.

O Pároco

Fátima, 29 e 30 de outubro de 2016

 

01. Grande procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário

         No próximo domingo, 23 de outubro, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário regressará à Igreja Matriz, ao seu lugar habitual, depois de ter visitado as comunidades da Paróquia e por elas tão fervorosamente acolhida. Faremos a grande procissão de regresso, desde a Cova da Iria (Casa das Irmãs Reparadoras, acima da rotunda de Santo António) pela Rua Francisco Marto até à Igreja Matriz. As Eucaristias serão celebradas no sábado. No domingo, só haverá a Missa das11h00 na Igreja Matriz, a seguir à procissão. Convidamos todos os paroquianos a participar, a passar esta informação por toda a Paróquia, pelos vizinhos e conhecidos. Desejamos prestar um grande ato de louvor a Deus por intermédio de Nossa Senhora. A procissão terá também como objetivo rezar pela paz no mundo, pelo Santo Padre e por todas as famílias. Estarão presentes: catequistas, pais, crianças e adolescentes, o Grupo de Jovens, os Escuteiros, os Acólitos, a Cáritas, Zeladores do Coração de Jesus, Movimento da Mensagem de Fátima, Confraria das Almas, Ministros Extraordinários da Comunhão, Movimento Esperança e Vida, todas as Comissões das Igrejas, Comissões dos “20 anos”, 30, 40, 50 e 60 anos, Instituições da Paróquia como a Casa do Povo e as Associações que queiram caminhar com Nossa Senhora, Bombeiros, GNR, Religiosos e Religiosas residentes na Paróquia, todos unidos em fervor espiritual. Convidamos os moradores nas ruas onde a Imagem passar a adornarem as ruas, as varadas, as casas, com sinais festivos: muitas flores, colchas, fitas, fotos de família, balões, dísticos em louvor da Mãe do Céu.

         A seguir à eucaristia, poderemos tomar almoço de convívio no salão paroquial, gratuito, servido com a especial ajuda dos nascidos em 1956, de 60 anos, do Movimento da Mensagem de Fátima e de outros homens e mulheres de boa vontade.

02. Presença do Selecionador Nacional de Futebol, eng. Fernando Santos

         Estará entre nós para nos falar do seu compromisso cristão, do seu amor a Nossa Senhora e do seu trabalho, o eng. Fernando Santos. Será no dia 26 de outubro, 4ªfeira, às 21h00, no salão paroquial. A entrada é livre.

O Pároco

Fátima, 15 e 16 de outubro de 2016

 

01. Conferência e testemunho: “Um amor à Mãe do Céu”

         Um nosso amigo e grande devoto de Nossa Senhora, chamado António da Capelinha, virá dar-nos o seu testemunho de amor a Nossa Senhora e contar algumas histórias do princípio. Será nesta 2ªfeira próxima, dia 10 de outubro, às 21h00, no salão paroquial. Não faltemos a este momento único e de interesse histórico.

02. Próxima 5ªfeira – adoração diurna na capela lateral à Igreja Matriz

         Dado que esperamos grande afluência de peregrinos para visitar a Igreja Matriz no próximo dia 13, 5ªfeira, dia de adoração ao Santíssimo Sacramento, faremos a mesma adoração, durante o dia, na capela junto do salão paroquial; A eucaristia das 19h00 e a adoração noturna será, como habitualmente, no espaço da Igreja.

03. Escola da Fé

         Este ano, a formação na Escola da Fé, que já funciona desde 2008, tratará o tema proposta pela diocese, sobre Nossa Senhora e as aparições. Terá início a seguir ao Mês do Rosário, no dia 16 de novembro, às 21h00.

04. Serão de fados de S. Martinho

         O dia 12 de novembro, sábado, a comemorar o convívio de S. Martinho, vamos realizar um serão de fados, como em anos anteriores. Os participantes têm demonstrado satisfação pelo convívio. Vamos realizá-lo mais uma vez, e assim poderemos conhecer-nos melhor, fortalecer a amizade e a nossa pertença à comunidade paroquial.

O Pároco

Fátima, 08 e 09 de outubro de 2016

01.Dia da Igreja Diocesana

         Neste domingo, em Leiria, no Seminário, realiza-se a Assembleia Diocesana sob a presidência do nosso Bispo, que nos convida a este momento importante de toda a nossa diocese. As ofertas recolhidas nas missas deste domingo destinam-se à Igreja Diocesana.

02. Alveijar – festa em honra de Nossa Senhora da Fonte

         Às 16h00, junto à fonte, no Alveijar, celebraremos a alegria da comunidade reunida com a Eucaristia e a seguir convívio fraterno.

03.Mês do Rosário na Paróquia

         Em primeiro lugar, como Nossa Senhora pediu, esforcemo-nos por rezar o terço todos os dias.

         No dia 7, próxima 6ªfeira e primeira sexta-feira do mês, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário inicia a visita às comunidades da Paróquia, no estilo do ano passado. As celebrações começam no Calvário Húngaro, às 19h00, com a Santa Missa. Depois, conforme já foi anunciado, percorre os lugares de Aljustrel, Moimento, Casa Velha, Eira da Pedra e Giesteira, onde permanece até domingo, dia 9. Convidamos todos os paroquianos a acolherem o melhor que puderem esta Imagem de Nossa Senhora, com oração, cânticos e outras expressões exteriores de carinho e amor para com a Mãe do Céu. O comboio estará disponível para o transporte das pessoas que desejarem acompanhar Nossa Senhora, até que haja lugares disponíveis.

04. Adoração Solene da nossa Catequese ao Santíssimo Sacramento

No dia 8, próximo sábado, na Igreja Matriz, às 10h00, estaremos em adoração com a catequese. Estaremos em sintonia com muitas outras crianças de quase 150 países. A TV Fátima transmitirá o acontecimento e a TV Canção Nova transmitirá através de grande canal de TV americana.

05. Conferência e testemunho: “Um amor à Mãe do Céu”

         Um nosso amigo e grande devoto de Nossa Senhora, chamado António da Capelinha, virá dar-nos o seu testemunho de amor a Nossa Senhora e contar algumas histórias do princípio. Será no dia 10 de outubro, às 21h00, no salão paroquial. Não faltemos a este momento único.
O Pároco

Fátima, 01 e 02 de outubro de 2016

 

01.Conferência

         Promovida pela Cáritas Paroquial e APAV, vamos realizar uma conferência com o tema: “Olhares sobre a violência” com o apoio de uma equipa técnica da APAV de Santarém. Será na próxima 4ªfeira, dia 28, às 21h00, no salão paroquial. Sabemos que este tema é de máxima importância e importa tratá-lo com seriedade e compromisso para com as vítimas e os abusadores. No Ano Santo da Misericórdia, um novo modo de construir o nosso mundo.

02. Imagem de Nossa Senhora do Rosário em visita na Paróquia

No sentido de vivermos intensamente um mês de oração na comunidade paroquial, convidamos as comunidades e os movimentos apostólicos da Paróquia a prepararem e prepararem-se para tal. Como no ano anterior, será levada por cada comunidade a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, que nos é tão querida.

Este ano, iniciaremos a visita da Sagrada Imagem na Capela do Calvário, dia 7 de outubro, às 19h00, com a celebração da eucaristia. Depois seguirá nesse mesmo dia para a Comunidade da Giesteira, passando por Aljustrel, Moimento, Casa Velha, Eira da Pedra e Giesteira. No dia 9 seguirá da Giesteira para Boleiros; no dia 11 para a Maxieira; no dia 13 para a Ortiga; no dia 15 para Montelo; no dia 17 para Lombo d’Égua; no dia 19 para Moita Redonda; no dia 21 para a capela na Casa das Irmãs das Dores, na Cova da Iria. Em todos estes dias a saída será por volta das 20h00. No dia 23 de outubro, de regresso à Igreja Matriz, iniciaremos às 10h00 uma grande procissão, a exemplo do ano passado. Convidamos a comunidade paroquial a acolher a Imagem de Nossa Senhora com espírito de alegria e festa, pois Ela é Mãe de Misericórdia. Que cada comunidade se revista de festa com flores, arcos, balões, fitas e mais elementos que manifestem a nossa devoção à Mãe do Céu. Para a grande procissão do dia 23, solicitamos às comissões das capelas, aos movimentos, que esteja presentes com os estandartes e a ajuda para o andor de Nossa Senhora. Na medida do possível, não haverá eucaristias nas comunidades nesse domingo, para todos podermos viver como uma só família esta grande graça do Céu, as aparições de Nossa Senhora, Senhora do Rosário.
O Pároco

Fátima, 24 e 25 de setembro de 2016

 

01.Centenário das Aparições

         Está a terminar o ano pastoral em que celebrámos o centenário da vinda do Anjo, enviado por Deus, à nossa terra. Vamos iniciar o conjunto de celebrações a assinalar as aparições da Mãe do Céu aos três Pastorinhos, há cem anos. Fazemos votos de que todos os paroquianos se revejam em tão grande acontecimento do Céu para nosso bem e nos renovemos espiritualmente, pela oração, pelo sacrifício oferecido, pela mudança de vida para uma vida mais próxima de Jesus.

02.Preparação do mês de outubro, Mês do Rosário

No sentido de vivermos intensamente um mês de oração na comunidade paroquial, convidamos as comunidades e os movimentos apostólicos da Paróquia a prepararem e prepararem-se para tal. Como no ano anterior, será levada por cada comunidade a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, que nos é tão querida.  

03.Encontro dos nascidos em 1956

Os que este ano celebram 60 anos de vida são convidados para um encontro no sentido de prepararmos as festas de Nossa Senhora do Rosário. O mesmo encontro está agendado para o dia 15 de setembro, próxima 5ªfeira, às 21h00, no salão paroquial. Agradecemos a presença de todos.

04. Início do ano de catequese

         Nos próximos sábado e domingo, 17 e 18 de setembro, vamos dar início ao novo ano de catequese. Também os jovens crismados recentemente poderão participar nas atividades que o Grupo de Jovens da Paróquia está a organizar.

O Pároco

Fátima, 10 e 11 de setembro de 2016

___________

01.Celebração do Crisma

No próximo sábado, dia 3 de setembro, na Basílica da Santíssima Trindade, o Senhor Bispo confirmará os adolescentes da nossa Paróquia que se prepararam. Estarão também as outras Paróquia da Vigararia. A celebração terá início às 17h00. Rezemos ao Senhor que lhes conceda o Seu Espírito Santo e sejam testemunhas fiéis da Misericórdia do Pai.

02.Convívio de caçadores – os desafios de caçar em Ourém

O Senhor Presidente da Câmara pede-nos para avisar que vai realizar-se tal convívio no dia 24 de setembro, Sábado, no Olival, a partir das 17h00. A entrada é livre.

03. Procura de atores para filme sobre a Bem-aventurada Jacinta

         A televisão TVI pede-nos para informar que convida a população em geral, todas as idades, para escolha de atores no sentido da realização de um filme sobre a Pastorinha Jacinta. Os mesmos atores serão remunerados. Quem o desejar pode inscrever-se nas instalações da Casa do Povo na próxima 3ª e 4ª feiras, das 09h00 até às 24h00.

O Pároco

Fátima, 27 e 28 de agosto de 2016

01.Ofertório para a Pastoral da Mobilidade Humana

As ofertas recolhidas nas eucaristias deste domingo destinam-se à Pastoral da Mobilidade Humana, como recomenda a Conferência Episcopal Portuguesa.

02.Exposição “Raízes”

Encontra-se no salão paroquial e o horário da visita é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. Convidamos a todos a esta visita.

03. 15 de agosto – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

         A Igreja convida-nos a celebrarmos solenemente este grande dia dedicado particularmente a Nossa Senhora. É Dia Santo. A Eucaristia será celebrada no horário dos domingos.

04. INCÊNDIOS: APELO À SOLIDARIEDADE E À PRECAUÇÃO

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, manifesta a solidariedade da Diocese para com todas as vítimas dos incêndios que têm assolado o país, deixando-o em aflição e mais pobre. Apela à generosidade no apoio às famílias quer perderam muitos bens ou ficaram mesmo desalojadas, especialmente na Madeira, incentivando o contributo para a campanha da Cáritas Portuguesa mediante a conta solidária “Cáritas ajuda a Madeira” – PT50 0035 0697 0059 7240130 28, da CGD”.

Associa-se ao apelo de várias autoridades públicas, recomendando aos cidadãos a precaução relativamente aos incêndios, nomeadamente procedendo à limpeza dos seus terrenos e assumindo comportamentos que não constituam riscos de originar qualquer fogo. Tenhamos o maior cuidado tanto com o bem comum como com o que é próprio de cada um. A prevenção evita desastres e tragédias como as que as populações e o país estão agora a viver. 

O Pároco

Fátima, 13 e 14 de agosto de 2016

 

 

01.Festas Grandes da Paróquia

Neste domingo e 2ªfeira, decorrem na Igreja Matriz as Festas Grandes, em honra do Santíssimo Sacramento e do Sagrado Coração de Jesus, cuja organização está ao cuidado dos nascidos em 1976 e dos Zeladores e Associados do Coração de Jesus. Vivamos espiritualmente este grande acontecimento da nossa Igreja Paroquial e participemos ativamente.

02.Exposição “Raízes”

         Encontram-se expostas para o público em geral no salão paroquial mais de 300 peças de cerâmica de Estremoz, com características do dia-a-dia, da cultura e da fé. Estas figuras e imagens religiosas revelam uma grande profundidade artística e religiosa do ceramista Jorge Conceição. O horário da visita é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

03. Passagem da Porta Santa e Jubileu da Misericórdia

         No dia 27 de agosto, sábado, a Paróquia irá em peregrinação até Leiria, à Sé, para cumprir o jubileu e passar a Porta Santa, tal como há muito anunciado. Os adolescentes que se preparam para o crisma farão uma caminhada a partir da Senhora do Monte, Paróquia das Cortes, com concentração naquele lugar às 8h30. Às 11h00 teremos celebração da Eucaristia na Igreja de Santo Agostinho e cerca das 12h30 passaremos a Porta Santa, na Sé de Leiria. Os paroquianos que o desejarem poderão juntar-se ao grupo, ou fazendo a caminhada, ou na celebração da eucaristia ou na Sé.

04. 15 de agosto – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

         A Igreja convida-nos a celebrarmos solenemente este grande dia dedicado particularmente a Nossa Senhora. É Dia Santo. A Eucaristia será celebrada no horário dos domingos.

05. Festas nas Comunidades no mês de agosto

         Nos dias 21 e 22 realizam-se as festas em honra de Santa Bárbara e Nª Senhora do Livramento em Boleiros; nos dias 27, 28 e 29 serão as festas no Montelo, em honra de Nª Senhora da Vida. O programa das festas já se encontra publicado e o horário será o já habitual dos outros anos.

O Pároco

Fátima, 06 e 07 de agosto de 2016

 

01.Festas Grandes da Paróquia

Nos dias 7 e 8 de agosto, primeiro domingo de agosto e 2ªfeira, decorrem na Igreja Matriz as Festas Grandes, em honra do Santíssimo Sacramento e do Sagrado Coração de Jesus, cuja organização está ao cuidado dos nascidos em 1976 e dos Zeladores e Associados do Coração de Jesus. Preparemo-nos espiritualmente para este grande acontecimento da nossa Igreja Paroquial e participemos ativamente.

02.Exposição “Raízes”

         A partir deste domingo e até 25 de setembro, estarão expostas para o público em geral mais de 300 peças de cerâmica de Estremoz, com características do dia-a-dia, da cultura e da fé. Estas figuras e imagens religiosas revelam uma grande profundidade artística e religiosa do ceramista Jorge Conceição. O horário da visita é das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, todos os dias. A Paróquia de Fátima deseja, com esta exposição, dar a conhecer um trabalho de várias gerações na cerâmica e permitir a observação do alto grau de cultura assim expressa.

03. Passagem da Porta Santa e Jubileu da Misericórdia

         No dia 27 de agosto, sábado, a Paróquia irá em peregrinação até Leiria, à Sé, para cumprir o jubileu e passar a Porta Santa, tal como há muito anunciado. Brevemente daremos informações detalhadas sobre o modo de participar.

04. Grupo de Jovens da Paróquia nas Jornadas Mundiais da Juventude

         Partiram para a Cracóvia, na Polónia, os jovens da nossa Paróquia que fazem parte do Grupo Somos Um. Juntamos com outros jovens da diocese, vão com os seus animadores participar no grande encontro mundial de jovens com o Santo Padre. Tenhamo-los presentes na nossa oração.

O Pároco

Fátima, 23 e 24 de julho de 2016

_________________________

Portugal vence

com Fé e presença de Nossa Senhora

Missa de Ação de Graças

Igreja Paroquial de Fátima 

A força de acreditar levou-nos a Marcoussis e, jogo após jogo, ultrapassámos etapas. Mesmo quando outros vacilaram, nós continuámos a acreditar e rezámos em Fátima e em tantos lugares do mundo, para chegar a bom porto. O nosso esforço, sacrifício, trabalho, generosidade e persistência levaram-nos à final e fizeram-nos campeões. Fomos grandes em campo, onde nos despojámos de tudo e lutámos até ao fim. Por Portugal, pelos Portugueses.

"Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida. (…) Por último, mas em primeiro, ir falar com o meu maior amigo e sua mãe. Dedicar-lhe esta conquista e agradecer-lhe por ter sido convocado e por me conceder o dom da sabedoria, perseverança e humildade para guiar esta equipa e Ele a ter iluminado e guiado. Espero e desejo que seja para glória do Seu nome".

As palavras do selecionador nacional calam forte no nosso coração. Homem de fé, mostrou que o trabalho, a humildade, a confiança tornam o impossível em algo possível. A equipa de Fernando Santos deu novos mundos ao mundo na noite épica de 10 de Julho. Os jogadores tornaram-se novos conquistadores e, afinal, a frase de Fernando Pessoa: “Falta cumprir Portugal” tornou-se uma realidade porque “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.

Para agradecer, em ação de graças pela união de um país, de um povo, em torno da Selecção, a Paróquia de Fátima promove a celebração da Eucaristia neste dia 13 de Julho, dia também simbólico para Fátima (99º aniversário da terceira aparição de Nossa Senhora), para agradecer as bênçãos recebidas. A celebração da Santa Missa acontecerá às 19h desta quarta-feira, na Igreja Matriz de Fátima, na Paróquia de Fátima e dos Pastorinhos, com transmissão em directo em www.tvfatima.com.

Por ser um momento de fé, de alegria e de abertura à esperança, convidamo-lo a associar-se a nós.

Convidamos os órgãos de comunicação a estarem presentes para efectuarem reportagem deste momento único e simbólico. A Paróquia de Fátima disponibilizará a imagem e áudio em direto às televisões que desejarem transmitir ou efetuar a recolha de imagens desta celebração.

Juntos, com a Seleção. Obrigada Portugal!

A paróquia de Fátima

Pe. Rui Marto 

01.Período crítico de incêndios

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ourém pede-nos para avisar que tal período crítico de incêndios